Devido às cenas de lixo espalhado na rua e ao redor das lixeiras a secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) de Chapecó orienta a população para que faça o descarte correto dos resíduos, para colaborar com a limpeza urbana e com o meio ambiente.
De acordo com a gerente de Saneamento da Seinfra, Graciela Heckler, a Prefeitura tem uma equipe volante que faz um rodízio de limpeza em todo o município, mas que a demanda tem aumentado muito pelo descuido diário da população.
“Temos registrado muitas ocorrências de descarte fora da lixeira, por isso pedimos que a população faça o descarte correto, dentre das lixeiras, separando o que é orgânico do que é reciclável. Não é permitido descarte fora da lixeira e vamos intensificar a fiscalização. Quem for flagrado será multado. Para os materiais que não podem ir nas lixeiras verdes e laranjas, como eletrodomésticos, lâmpadas de pneus, temos os Ecopontos na Prefeitura, na Seinfra e no Parque da Efapi”, orientou Graciela.]
A multa varia de R$ 400 a R$ 4 mil. Em Chapecó somente a empresa terceirizada recolhe mensalmente 4,2 mil toneladas de resíduo orgânico e 750 toneladas de material reciclável.
VEJA ONDE DESCARTAR SEU LIXO
– Nos locais onde tem a coleta automatizada, o lixo orgânico (restos de alimentos, o lixo de banheiro), vai no contêiner verde. Já os resíduos recicláveis (papel, garrafas, potes, caixas de leite limpas) vão no contêiner verde. A Prefeitura de Chapecó informa que não há coleta seletiva no domingo. Por isso a orientação é que os descartes das residências e empresas não sejam feitos durante o dia, mas apenas a partir da noite de domingo ou segunda-feira pela manhã, para evitar acúmulo e desperdício de material.
-Também existem 16 contêineres instalados que são específicos para vidro, que estão ao longo da Avenida Getúlio Vagas, na Attilio Fontana e na rua Anjo da Guarda, no bairro Efapi. Outros quatro serão instalados no Calçadão e avenida Nereu Ramos.
-Os galhos são recolhidos dentro de um cronograma, que está disponível no site da Prefeitura (www.chapeco.sc.gov.br). Também é possível informações pelo telefone 3319-3600.
-O programa Bota Fora, que passa recolhendo móveis e eletrodomésticos nos bairros, com prévia divulgação.
ECOPONTOS
Chapecó conta também com três Ecopontos, um na Prefeitura, outro na Secretaria de Infraestrutura Urbana e outro no Parque da Efapi, que recebem os seguintes materiais:
-Eletroeletrônicos – Computadores, notebooks, celulares, monitores, TVs, pilhas e baterias. Materiais inteiros.
-Eletrodomésticos, metais e ferros – Geladeiras, fogões, máquinas de lavar, micro-ondas, cadeiras de metal, estantes de metal, latas de tintas (vazias).
-Móveis– Sofás, mesas, cadeiras de madeira, colchões, tábuas. Os materiais devem estar desmontados.
-Vidros –Garrafas em geral, vidros de box, utensílios quebrados (menos porcelana e para-brisa)
-Caixinhas de leite (somente limpas)
-Óleo de cozinha (dentro de garrafas pet bem lacradas)
-Lâmpadas (somente inteiras e até 10 unidades por pessoa)
-Esponjas (secas)
-Tampinhas de plástico em geral (garrafa pet, produtos de limpeza, etc.)
-Pneus
MATERIAIS NÃO RECEBIDOS NOS ECOPONTOS:
-Peças mecânicas, estopa, óleos, para-brisas de carro, etc.
-Laminado de piso
-Entulhos e materiais de construção
-Resíduo hospitalar e de saúde
Para o recolhimento destes materiais deve ser contratado um serviço particular, de empresa privada que faça este recolhimento.
As empresas que geram grande volume de resíduos também devem obedecer a um plano de destinação.
Descartes irregulares devem ser denunciados, com imagens que identifiquem o flagrante do descarte e também o autor ou a placa do veículo, para que seja possível a responsabilização.
Fonte: Assessoria/PMC