Uma nova construção política começa hoje, em Santa Catarina e dá o tom da futura governança no Estado. O cenário que se desenha a partir da posse dos 40 deputados e da composição da nova presidência no parlamento catarinense tem em sua costura a construção que o governo Jorginho Mello, quer dar: a união das forças e a acomodação política no Estado. O governador, pela primeira vez no Executivo, mostra o que aprendeu no Parlamento: não é pelo caminho do cabo de guerra que se ganha. Muitas vezes mesmo tendo a vez, tem que ceder. E foi isso que o PL fez, mesmo sendo maioria, com 11 cadeiras, fez uma construção democrática com as bancadas, o que resultará, ao que tudo indica, na presidência na Alesc, pelas mãos do deputado Mauro De Nadal (MDB).
Uma amarração sólida onde o lider do executivo terá mais abertura na aprovação de suas propostas e emendas constitucionais, que muitas vezes são reprovadas ou mesmo engavetadas por simplesmente entraves partidários e interesses políticos contrários. Uma construção que começou já em janeiro e agora toma corpo. Nos últimos dias o governador sancionou oito novas leis aprovadas pela Assembleia Legislativa e que entraram em vigor em Santa Catarina. Normas em áreas como educação, transparência na administração pública, pessoas com deficiência, e proteção à mulher. Todas de origem parlamentar. Por outro lado, a presidência com Mauro De Nadal, que contou com a ajuda do deputado Julio Garcia (PSD), consolida também uma vitória ao MDB que com apenas seis cadeiras, alcançou a maioria dos votos. Claro, que eleição é uma caixinha de surpresas e só há certezas após o resultado. Porém, ao que se desenha e vem sendo construído nos últimos dias, hoje 1º de fevereiro, marca-se o início de uma nova era política catarinense, com um legislativo autônomo, mas alinhado aos interesses de Santa Catarina e um governo menos radical e mais portas abertas. De acordo com a assessoria do Governador, a expectativa é de otimismo, já que muitas ações do governo dependem do Legislativo. “Estou animado para que os trabalhos se iniciem o quanto antes, para que as votações comecem e o governo possa entregar para os catarinenses aquilo que o Estado precisa”, frisou o Governador.
Despedida
O deputado e atual presidente do Legislativo, Moacir Sopelsa (MDB), está em clima de despedida. Depois 6 mandatos consecutivos como deputado totalizando mais de 30 anos de mandatos estaduais e municipais em Concórdia e a interinidade como Governador do Estado, ele deixa a vida política. Nesta semana, duas visitas institucionais marcaram os últimos dias do deputado como presidente da Assembleia Legislativa. Ele esteve com o procurador-geral do Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC), Fernando Comin, agradecendo a parceria da instituição para com o Parlamento e visitou o desembargador João Henrique Blasi, presidente do Tribunal de Justiça. A harmonia e independência entre os poderes durante o ano em que ocupou a presidência da Alesc foram a tônica dos encontros.
Não aprovado
uízes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, por unanimidade, desaprovaram as contas do diretório estadual do Partido Solidariedade, referente ao exercício financeiro 2020. O desembargador Alexandre D’Ivanenko, relator do processo, destacou a obrigação da devolução ao erário dos valores gastos irregularmente com recursos do Fundo Partidário. O partido Solidariedade foi condenado e devolver ao Tesouro Nacional a quantia de R$ 143.944,69, sendo R$ 130.858,81 relativa à ausência de regular comprovação da aplicação de recursos do Fundo Partidário, acrescido de multa de 10%.
Economia
O serviço digital de emissão de atestado de antecedentes criminais, desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC) em conjunto com a Gerência de Tecnologia da Informação da Polícia Civil (GETIN), já resultou em uma economia de recursos para o Estado e a sociedade, que passa a ter a certidão em formato digital. Em 10 dias foram emitidos mais de dois mil atestados de antecedentes. A solicitação pode ser feita pelos cidadãos que possuem RG emitido em Santa Catarina. O formulário está disponível na Delegacia Virtual da Polícia Civil, pelo endereço https://delegaciavirtual.sc.gov.br/antecedentes
Industria cresce
Economia catarinense registra a 2ª expansão consecutiva, 0,6%, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central, referente a novembro de 2022. Já a média nacional registrou queda de 0,5% e em comparação aos estados e, Santa Catarina teve a 3ª maior expansão da atividade econômica no mês, até outubro, apontam os dados do Observatório FIESC. A indústria de SC cresceu 0,3% na análise mensal, após registrar três quedas consecutivas em sua produção. A metalurgia e a fabricação de produtos de metal também subiram 4,1% e 4,5%, respectivamente impulsionados pelas exportações, com destaque para as vendas de laminado plano de ferro e fios de cobre.
Nota de pesar
Faleceu, nesta terça-feira (31), aos 87 anos o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Concórdia, Luiz Suzin Marini. Político atuante, tinha grande popularidade na sua região. Natural de Concórdia foi vereador, prefeito do município, deputado estadual por dois mandatos e presidente do Tribunal de Contas do Estado. Na terra natal, desenvolveu atividades na agropecuária e no comércio. Foi reeleito deputado, mas renunciou ao mandato em 1995, para assumir o cargo de Conselheiro no Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC). Entre 2007 e 2008, foi Secretário de Desenvolvimento Regional de Concórdia.
Produção e edição: ADI/SC – Jornalista Mônica Foltran
com colaboração de Cláudia Carpes.
Contato peloestado@gmail.com