segunda-feira , 16 dezembro 2024
Home / Saúde / Santa Catarina tem estimativa de 39.600 casos de câncer em 2023
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/ SECOM SC

Santa Catarina tem estimativa de 39.600 casos de câncer em 2023

CEPON alerta para a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença no Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro

O câncer é uma das principais causas de óbito no mundo. Em Santa Catarina, a estimativa é que em 2023 existam 39.000 novos casos, conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Apesar da gravidade da doença, hábitos de vida saudáveis e o diagnóstico precoce podem ajudar a reduzir a mortalidade. Neste dia 4 de fevereiro, é celebrado o Dia Mundial do Câncer, uma oportunidade de disseminar informações sobre prevenção e diagnóstico precoce, que contribuem para o controle dos casos.

“Quem tem câncer, tem pressa. Quanto mais cedo a doença for diagnósticada, as chances de cura serão maiores. Como secretária da Saúde, estou trabalhando para que as leis federais, de minha autoria, que garantem mais agilidade no diagnóstico e tratamento contra o câncer sejam cumpridas”, destaca Carmen Zanotto.

Em Santa Catarina, a maior prevalência de casos entre homens é o câncer de próstata, com estimativa de 1.700 casos em 2023. Entre as mulheres, é o câncer de mama, com previsão de 3.860. Neoplasias de cólon e reto, com 2.470 novos casos estimados, aparecem como as de maior incidência entre ambos os sexos, de acordo com dados do INCA.

De acordo com o diretor-geral do Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), Marcelo Zanchet, o câncer é uma doença com múltiplos fatores. Hábitos saudáveis reduzem os riscos da doença, como uma dieta equilibrada e uma rotina de atividades físicas. Por outro lado, o abuso do álcool e fumo estão entre os fatores associados ao aumento da incidência da doença. O tabagismo é hoje a principal causa evitável de câncer. Outro aspecto importante é a prevenção ao HPV (doenças sexualmente transmissíveis), vírus que está associado ao câncer de colo de útero e outras neoplasias de cabeça e pescoço. “Um estilo de vida saudável colabora para a prevenção da doença. Também é importante o diagnóstico precoce, que amplia as chances de sobrevida do paciente”, afirma.

Pesquisa e novas formas de tratamento

A gerente médica do CEPON, Dra Mary Anne Taves, afirma que o SUS disponibiliza o tratamento contra o câncer de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. Porém, a indústria farmacêutica vem conquistando grandes avanços com novas drogas e tecnologias de maneira acelerada. “O CEPON mantém iniciativas que podem contemplar casos específicos de grupos de pacientes com alguns novos medicamentos em fase de Pesquisa Clínica”, afirma.

O Departamento de Ensino e Pesquisa do CEPON, setor que é responsável pelo serviço de Residência Médica e pelas Pesquisas Clínicas da entidade, conduz atualmente 25 estudos clínicos nas áreas de oncologia e hematologia. A médica oncologista Yeni Verônica Nerón é responsável pelo Serviço de Pesquisa Clínica da instituição. Ela atua no CEPON há 25 anos e iniciou os trabalhos de pesquisa clínica na unidade em 2004.

 

Fonte: SECOM

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Equipes de Saúde Bucal de Chapecó participam de capacitação

A Secretaria de Saúde de Chapecó, através da Gerencia de Saúde Bucal, realizou nesta semana ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.