Desde o segundo semestre de 2022 a Administração Municipal vem empenhada em reduzir as filas de espera por consultas, exames e procedimentos. Em todo o ano passado foram agendados 293.937 exames e 256.393 consultas com especialistas. Ainda, foram autorizadas um total de 6.659 cirurgias, sendo realizadas através da organização de mutirões de atendimento. Conforme o agendamento da realização das cirurgias, até o mês de março de 2023 serão atendidos todos os usuários cuja cirurgia estava programada neste primeiro mutirão.
No montante de exames realizados, 1.215 referem-se ao exame de colonoscopia, e seguem sendo agendados semanalmente, cerca de 150 exames de colonoscopia, através de parceria entre a Prefeitura e o Hospital da Criança.
Em entrevista com usuários dos serviços de saúde do município, Roberta Parlatto que mora em Chapecó há cinco anos referiu que por orientação médica, realizou nesta segunda-feira (13) um exame de colonoscopia em virtude de histórico familiar onde a mãe e a avó fizeram o tratamento de câncer e por isso o médico solicitou o procedimento para acompanhamento de forma preventiva. “Importante fazer o exame, pois se tiver alguma alteração já começa o tratamento logo no início”, destacou a paciente.
De acordo com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, existia uma fila de exames e cirurgias, que foi agravada durante a pandemia da COVID-19, mas a Administração Municipal tem atuado incansavelmente para garantir agilidade na realização dos procedimentos, com o lançamento de mutirões de cirurgias e exames. O prefeito destaca também que além da parceria com os hospitais locais, foram contratados procedimentos em vários hospitais da região.
Outras ações
Contratação de serviços terceirizados, ampliação nos horários de atendimento, melhorias das estruturas existentes e profissionais qualificados para atender a população chapecoense, visando dar mais rapidez no atendimento. Essas são ações que a Administração Municipal de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando para diminuir o tempo de espera por uma consulta, atendimento ou exames, disse o secretário de Saúde, Jader Danielli.
No sábado, dia 11 de fevereiro, uma Força Tarefa de consultas especializadas aconteceu na Policlínica Municipal. Foram 98 consultas nas especialidades de cardiologia, dermatoscopia, cirurgia geral, endocrinologia, geriatria, vascular, lesões de pele e urologia. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, destacou que o local reúne os médicos especialistas com todos os equipamentos necessários para atendimento. “Em Chapecó, saúde é prioridade e os investimentos e melhorias são constantes para atender a população, visando sempre diminuir o tempo de espera dos pacientes para exames, consultas e procedimentos”, destacou.
O Secretário de Saúde, Jader Danielli, destaca que Chapecó tem profissionais qualificados, estrutura e equipamentos para que o melhor atendimento possa ser oferecido à população chapecoense. “Temos muitos desafios, mas estamos trabalhando para melhorar e ampliar ainda mais o atendimento”, finalizou.
Fonte: Imprensa/PMC