Entre os dias 17 e 21 de fevereiro acontece o Carnaval, uma festa tradicional e por isso muitas pessoas aproveitam a festa e a diversão. Mas para aproveitar o feriado com cuidado e segurança, a Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde realizará uma ação de orientação. No sábado (18), das 8 às 12 e das 13 às 18 horas, na sede da Associação dos Diabéticos, no Terminal Urbano de Chapecó, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) estará realizando testagens, entrega de preservativos e orientações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST’s. Também serão distribuídos preservativos masculinos e femininos, lubrificantes e folderes informativos em língua portuguesa e espanhola, além de atendimento com psicóloga para avaliação do resultado e promoção de educação em saúde.
De acordo com a Coordenadora do SAE, Vanize Putzel, durante a ação, as equipes da Secretaria de Saúde também vão orientar sobre a prevenção combinada (PrEP e PEP). A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), que consiste na tomada diária de um comprimido que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. Trata-se de uma estratégia adicional de prevenção disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de reduzir a transmissão do HIV. A Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), é uma forma de prevenção à infecção pelo HIV em pessoas que tiveram um possível contato recente com o vírus. Já é ofertada pelo município há alguns anos.
Além do SAE todos os Centros de Saúde da Família também realizam a testagem, a distribuição de preservativos e as orientações sobre as IST’s, nos horários de atendimento de cada unidade de saúde de referência do usuário. A Farmácia Central, localizada na Arena Condá, também realiza a distribuição de preservativos aos usuários. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 07h30 às 22h e nos sábados, domingos e feriados das 16h às 20 horas.
O Secretário de Saúde Jader Danielli destacou a importância do serviço oferecido em Chapecó, e que atualmente estão em acompanhamento e tratamento 1514 pessoas vivendo com HIV/AIDS, de Chapecó e mais 36 municípios. “As atividades de orientação são importantes para reforçar a prevenção e detecção precoce dessas doenças, promovendo um atendimento adequado a esses usuários”, finalizou.
Saiba mais
Segundo a Organização Mundia de Saúde, a Aids é a doença causada pela infecção do vírus HIV, o qual ataca e destrói as células de defesa. Se não tratada, a Aids pode levar à morte. O HIV é o vírus causador da Aids. Há muitas pessoas positivas para o HIV que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Entretanto, elas ainda podem transmitir o vírus. Por isso é importante
fazer o teste regularmente e se proteger em todas as situações.
A testagem é rápida, segura, sigilosa e gratuita, podendo ser realizada nos Centros de Saúde, no SAE e, nos fins de semana e feriados, na Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) e no Pronto Atendimento Efapi (PA EFAPI). Os medicamentos para tratamento são dispensados pelo SAE, e em casos específicos como fins de semana e feriados, são dispensados pelos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento.
O Serviço de Atendimento Especializado – SAE fica localizado na Rua Jorge Lacerda, 75, Centro, Policlínica Municipal. Telefone de contato: (49) 3331 2514.
Fonte: Imprensa/PMC