segunda-feira , 16 dezembro 2024
Home / Política / Posse de secretários marca novo momento no Governo do Estado
Créditos: Governo SC

Posse de secretários marca novo momento no Governo do Estado

Com o teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, lotado, o Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, deu posse aos dois novos secretários que integram ao Executivo, Silvio Dreveck (PP) e Jerry Comper (MDB). O ato representou mais que a posse oficial, foi também a consolidação da adesão do MDB e do PP no Governo. No palco estavam ainda o senador Esperidião Amin (PP), a senadora Ivete da Silveira (MDB), e o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Mauro de Nadal (MDB), que recebeu em mãos a Medida Provisória que propões a Reforma Administrativa para a criação de novas secretarias.

Em seu discurso Jerry Comper, que assume a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, deixou claro que o Governador, com mais de 70% dos votos válidos, não precisava abrir as portas ao MDB, mas o fez. Jerry também agradeceu seus correligionarios que vieram de todas as partes do Estado para prestigiar a posse com faixas e cartazes, deixando evidente o peso do partido. Ao final, em um ato mais que simbólico, Jerry pediu licença para deixar de ser deputado, tirou a gravata, vestiu o colete amarelo da Pasta e pediu licença novamente para ser secretário. Foi aplaudido em pé.

“Na época em que o hoje governador Jorginho era vereador em Herval d’Oeste, o governador Antônio Carlos Konder Reis dizia: “Governar é encurtar distâncias”. Ele pregava a necessidade de melhorar nossas estradas. No final das contas, ainda hoje, o que mais queremos”, disse o novo secretário Jerry,

A nova secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, que será constituída com a Reforma Admnistrativa já tem secretário: ex-deputado estadual Silvio Dreveck. Natural de Campo Alegre, Dreveck foi vereador, secretário municipal da saúde, prefeito de São Bento do Sul e deputado estadual por três mandatos. Em seu discurso disse ser a primeira vez como secretário de Estado e falou da importância em assumir uma pasta  que representa o  PIB do Estado. Entre os compromissos ressaltou o Pronampe Catarinense, uma das políticas públicas propostas pelo Governador.  “Vou cumprir com seriedade e empenho esse compromisso”, destacou Dreveck que é presidente estadual do PP.

FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Deputado Emerson Stein assume vaga na Assembleia

Entra no lugar do deputado estadual eleito Jerry Comper, o primeiro suplente de deputado pelo MDB e ex-prefeito de Porto Belo, Emerson Stein, tomou posse ontem, na Assembleia Legislativa. Stein iniciou a vida pública em Porto Belo, onde foi secretário, vereador e presidente da Câmara de Vereadores. Seu último cargo político foi de prefeito, onde renunciou para disputar as eleições. Com 25.063 votos, ficou com a vaga de primeiro suplente. No discurso de posse, disse que vai ter um mandato atuante, principalmente na cobrança de demandas defendidas durante a campanha, como o novo acesso a Bombinhas, beneficiando assim Porto Belo, Itapema, e melhorias na SC 410, conhecida como rodovia da morte, que liga Tijucas a Nova Trento.

 

Energia Solar

Encontro virtual internacional discutiu ações para fomentar o intercâmbio entre Santa Catarina e a Calábria, estado da Itália. Os italianos têm interesse na aquisição de equipamentos para produção de energia renovável, como os sistemas e equipamentos de geração de energia solar fotovoltaica produzidos pela empresa Weg, de Jaraguá do Sul. A reunião, articulada pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), teve a participação do presidente da Assembleia Legislativa da Calábria, Filippo Mancus, do cônsul geral da Itália para os estados do Paraná e Santa Catarina, Salvatore di Venezia, e de representantes de câmaras de comércio entre os dois países, entre outras lideranças.

 

Vítimas de crimes

Em um ano, Núcleo Especial de Atendimento a Vítimas de Crimes (NEAVIT), do MPSC especializado em acolher vítimas de crimes realizou 344 atendimentos. Cerca de 90% dos atendimentos foram prestados a mulheres. Mais da metade dos casos (56%) se refere a situações de violência doméstica, cometidas pelo companheiro ou ex-companheiro da vítima em 78% das vezes. Outros atendimentos nesse primeiro ano de atividades são situações de violência sexual fora do ambiente doméstico (12,58 %), ameaça (4,72%), estupro de vulnerável (2,83%), injúria racial (1,57%) e transfobia (0,31%). Outros crimes diversos somam os restantes 22,3%.

Ampliação estadual

Desde que foi implantado, o NEAVIT atende à região Metropolitana de Florianópolis, mas prepara para o atendimento em todo o Estado, inicialmente restrito a algumas formas de violência, como os crimes de racismo e homofobia (em parceria com o Núcleo de Enfrentamento aos Crimes de Racismo e Intolerância do MPSC e com a 40ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, que tem abrangência e exclusividade estadual para o processamento de crimes de ódio) e para os casos de violência doméstica contra mulheres indígenas.

 

Influenza aviária

Com a confirmação de focos recentes de influenza aviária no Uruguai e na Argentina, Santa Catarina está incrementando as ações de prevenção e vigilância para impedir a entrada da doença no estado. Nesta semana, o Comitê Estadual de Sanidade Avícola se reuniu para tratar da situação. Foi apresentada uma atualização sobre focos em países vizinhos, sendo que o Brasil continua sem registro de casos da doença. O secretário da Agricultura Valdir Collato está em contato o Rio Grande do Sul e o Paraná para que articular ações em conjunto na prevenção. A avicultura é uma atividade econômica importante na região, sobretudo em Santa Catarina, segundo maior produtor do país.

 

Sustentabilidade

A SCGÁS aprovou a criação do seu primeiro Comitê de ESG (Environmental, social, and corporate governance), sigla que engloba as frentes de governança ambiental, social e corporativa. Com o objetivo de fortalecer as ações já implementadas no âmbito da sustentabilidade. O papel inicial do Comitê de ESG é classificar todas as ações já implementas pela Companhia e que estão em conformidade com os requisitos de sustentabilidade ambiental, social e de governança, e garantir a adoção desses princípios na realização da missão institucional.

 

Produção e edição: ADI/SC – Jornalista Mônica Foltran
com colaboração de Cláudia Carpes.
Contato peloestado@gmail.com

 

 

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Governo de SC suspende cobrança de IPVA de barcos e aviões

Na última semana, o governo do Estado havia apresentado a alguns parlamentares uma proposta de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.