Incentivar a profissionalização e oportunizar acesso ao mercado de trabalho formal. Esses são os objetivos da oficina de Salão e Barbearia que iniciou no mês de fevereiro no Serviço de Medidas Socioeducativas – Inovamente – atividade oferecida pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social.
De acordo com Wagner Roberto Barzatto, coordenador das Medidas Socioeducativa em meio Aberto – Inovamente, estão participando das atividades 12 jovens. A oficina terá 16 aulas, ou seja, dois meses de duração, já que as aulas acontecem nas segundas e quartas-feiras à noite. Os participantes irão receber uma Declaração de Participação. As aulas teóricas e práticas de Barbearia são ministradas pelo professor voluntário, Adilson Correia. Ele é formado pelo Senac e tem 22 anos de experiência profissional.
O projeto da oficina é uma realização através de projeto social contemplado por edital do Poder Judiciário e apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Chapecó. Através de recursos da Vara Criminal, foram adquiridos materiais para organizar e estruturar as aulas, entre eles, espelhos, cadeiras, lavatório, pentes, escolhas, tesoura. “As aulas acontecem no Inovamente e a ideia principal é proporcionar novas oportunidades para vida dos jovens atendidos pelo serviço assistência social do município”, comentou.
A Secretária de Assistência Social, Elisiani Sanches, explicou que o Inovamente é um serviço de acompanhamento a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto como a prestação de serviços a comunidade e a liberdade assistida. Para ela, as oficinas e cursos oferecidas pelo serviço, são de extrema relevância.
“É uma forma de oferecer qualificação profissional e também é uma oportunidade efetiva para entrada no mercado de trabalho formal ou para o empreendedorismo”, finalizou.
Fonte: Imprensa/PMC