No ano de 2023 acontecerá a Conferência Nacional de Saúde, cujo tema será: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”. Anteriormente, os Municípios e Estados devem organizar as suas Conferências, para debater e discutir a situação de saúde e propor diretrizes para formulação da política de saúde nos três níveis de gestão.
Em Chapecó, a 10ª Conferência Municipal de Saúde, acontecerá na quarta-feira (22/03) no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, a partir das 08 horas. Para organizar esse debate, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, está promovendo nos bairros o debate com a participação da comunidade. Na quinta-feira (02/03) ocorreu a primeira pré-conferência na comunidade do Distrito de Marechal Bormann, com a participação dos Centros de Saúde da Família de Marechal Bormann, Linha Cachoeira e Goio Ên.
Na segunda-feira (06) o debate acontecerá às 18h30 no São Comunitário do bairro Universitário, com a presença dos Centros de Saúde da Família Quedas do Palmital, Seminário, Santo Antônio e Sul. Na terça-feira (07), às 14 horas no Salão Comunitário Belverede a reunião será com os Centros de Saúde da Família do Belvedere, Colônia Cella e Sede Figueira. Ainda na terça-feira, às 18h30 a reunião será no Salão Comunitário do bairro Colatto, com a participação dos Centros de Saúde da Família da Efapi, Jardim do Lago, Alta Floresta e Alto da Serra.
Na quarta-feira (08), às 18h30, no Salão Paroquial Nossa Senhora Aparecida, acontecerá a pré-conferência envolvendo os Centros de Saúde da Família dos bairros Eldorado, Cristo Rei e Bela Vista. Depois, na quinta-feira (09), às 19 horas, no Centro Social Ilma Rosa De Nês, a reunião envolverá os Centros de Saúde da Família dos bairros SAIC, Oeste e Jardim América.
Na sexta-feira (10), às 18h30 no Salão Comunitário do bairro Paraíso, acontecerá reunião com a participação dos Centros de Saúde da Família Leste, São Pedro, Santa Maria e Chico Mendes. Para finalizar a rodada de pré-conferências, na terça-feira (14), às 18h30 na Associação de Moradores do bairro Passo dos Fortes, acontecerá reunião com os Centros de Saúde da Família Norte e Vila Real.
De acordo com a coordenadora da Conferência Municipal de Saúde de Chapecó, Gessiani Larentes, as pré-conferências têm por objetivo avaliar a situação de saúde e apresentar proposições que serão debatidas e aprovadas na Conferência Municipal. Na sequência, as propostas serão levadas à etapa Estadual e Nacional. “O debate é importante para buscar sempre melhorar o SUS – Sistema Único de Saúde com a participação dos usuários do sistema, profissionais de saúde e daqueles que fazem a gestão dele”, comentou. O Secretário da Saúde de Chapecó, Jader Danielli, pede para que a população participe dos debates, pois é um momento importante para buscar as melhorias necessárias ao sistema. “Cada usuário pode participar e propor ações que possam tornar o SUS ainda mais efetivo para cada cidadão”, comentou.
Fonte: Imprensa/PMC