“Agora está tudo mais claro” disse a aposentada Maria Rosa, 71 anos, moradora do bairro Seminário, ao receber os óculo novos, no auditório da Prefeitura, na manhã desta sexta-feira. Ela foi uma das 34 pessoas beneficiadas na primeira entrega do programa De Olho No Futuro, da Administração Municipal de Chapecó.
Ela tinha feito seus primeiros óculos há 13 anos e nunca mais trocou. “O grau já estava muito fraco, estava tudo embaçado, mas era caro para trocar. Daí o pessoal do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do Seminário disse que a Prefeitura ira dar novos para quem precisasse e agora estou enxergando bem”, disse.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Elisiani Sanches, o programa atende idosos com mais de 65 anos, com renda de um salário mínimo e que resida em Chapecó. Um mutirão de consultas com mais de 500 idosos está em andamento, com o apoio da Secretaria de Saúde, que esteve representada pela diretora Jeane Mohr.
Também serão beneficiados estudantes da Rede Municipal de Ensino e da rede pública estadual, de 6 a 16 anos, com renda familiar inferior a três salários mínimos. As avaliações estão iniciando neste final de março, segundo a secretária de Educação, Astrit Tozzo.
Uma das estudantes beneficiadas foi Ester da Silva Bratz, sete anos, que estuda no segundo ano da EEB São Francisco. “No ano passado ela começou a chegar em casa com dor de cabeça, depois da aula. Aí fizeram as consultas e ela apresentou redução de visão de 30% num olho e 40% no outro. Mas era caro pra gente comprar”, disse a mãe, Raquel da Silva Bratz.
O prefeito João Rodrigues, disse que esta é uma iniciativa inédita em Chapecó.
“É um gesto de respeito para com as pessoas que mais precisam do poder público. Em Chapecó não vai ter um idoso ou uma criança que precisa de óculos sem poder enxergar. Nós estamos fazendo mutirões com idosos e estudantes para beneficiar a criança que precisa enxergar e não consegue estudar direito, e o idoso que não tem ou precisa trocar os óculos”, disse Rodrigues.
A vereadora Sueli Suttili, falou em nome da Câmara de Vereadores, e lembrou que ela mesma teria dificuldade de enxergar e fazer suas tarefas sem os óculos.
“Esta é uma ação da Administração Municipal que dá dignidade para as pessoas. Por isso nós do Legislativo aprovamos com muita boa vontade este projeto. Isso vai refletir no aprendizado dos alunos beneficiados e melhora a qualidade de vida dos idosos”, disse a vereadora.
Fonte: Imprensa/PMC