As equipes da Secretaria de Saúde realizaram no sábado (06) um mutirão de combate à Dengue, no bairro Universitário. Foram visitados 765 imóveis, com o trabalho de 60 Agentes de Combate as Endemias e acadêmicos da Unochapecó. Eles visitaram casa a casa para controle, tratamentos com larvicidas, eliminação de criadouros e orientações à população. Além disso, os Agentes Comunitários de Saúde fizeram visitas para informar e orientar a comunidade para que sejam adotadas ações de prevenção e controle do mosquito nas suas residências.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Karina Giachini, esta ação faz parte dos ciclos de tratamento de controle da dengue, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. As equipes realizaram 765 visitas, inspecionaram 1485 depósitos, eliminaram 155 depósitos, realizaram tratamento com larvicida em 32 locais, 35 caixas de água e cisternas foram inspecionados, foram lavrados 4 termos de adequação, 12 pneus foram recolhidos e 7 denúncias foram abertas. Além disso, as ACS realizaram 205 visitas de orientações.
De acordo com o secretário de Saúde, Jader Danielli, o objetivo dessas atividades são atender o maior número de pessoas, em bairros e localidades que estão apresentados casos da doença e focos do mosquito. “Eliminar criadouros para diminuir a proliferação da doença é importante, mas é necessário que cada um faça a sua parte”, comentou.
Novo mutirão
O próximo bairro que deverá receber as atividades do mutirão será o Santa Maria. Serão realizadas visitas de tratamento, atendimento de denúncias, vedação e tratamento de caixas de água e cisternas e atendimento de pontos estratégicos.
Fonte: Imprensa/PMC