O grupo de profissionais terceirizados que atuam nas cozinhas das instituições de ensino municipal de Chapecó está recebendo formação continuada nos dias 26, 27 e 28 de julho. No primeiro dia, o grupo de 175 cozinheiras foi recebido no auditório da prefeitura municipal para formação teórica com a empresa Nutriplus, que é responsável pela prestação de serviço de alimentação escolar. O treinamento teórico abordou, com base na legislação pertinente, os principais aspectos que envolvem as boas práticas na fabricação de alimentos.
Nos dias 27 e 28, as cozinheiras, divididas em quatro grupos, estão realizando treinamento prático nas unidades de produção do CEIM Pequeno Príncipe, CEIM Ciranda da Criança, EBM São Cristóvão e EBM Paulo Freire. Esta ação tem por objetivo o preparo e padronização de receitas que fazem parte dos cardápios ofertados nas instituições de ensino, principalmente para a Educação Infantil, que recentemente passou por alterações legais (Resolução FNDE Nº 6/2020), sendo proibida a oferta de açúcar para menores de três anos de idade.
A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, salienta que a formação continuada para esses profissionais é fundamental para a qualificação dos serviços prestados e oferecidos para os alunos da rede municipal. “A alimentação escolar, além de ofertar alimentos que atendem as necessidades nutricionais dos alunos, também cumpre papel primordial para a aprendizagem escolar e formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos. As cozinheiras fazem parte das equipes escolares e, através do vínculo que criam com os alunos e da apresentação de refeições com qualidade e sabor, também contribuem para a prática de ações de educação alimentar e nutricional efetivas”, destacou Astrit.
Fonte: Assessoria PMC