quinta-feira , 19 setembro 2024
Home / Chapecó / Agosto Dourado: Amamentação é importante para a mamãe e para o bebê
Foto: Assessoria PMC

Agosto Dourado: Amamentação é importante para a mamãe e para o bebê

 

Roselei Antunes de Oliveira tem 4 filhos e conseguiu amamentar todos eles pelo menos até os dois anos de idade. A filha mais nova, que está com 3 meses e meio, também está sendo amamentada exclusivamente no peito. Para Roselei é importante amamentar, ela seguiu sempre as orientações médicas e os filhos cresceram saudáveis. “Eu sempre tive bastante leite e consegui amamentar todos os meus filhos, eles não ficaram doentes e eu fico feliz em ter conseguido amamentar”, disse ela.

Roselei é uma das mamães acompanhadas pelas atividades desenvolvidas pelas equipes da Secretaria de Saúde no Centro de Saúde da Família do Seminário. Desde o pré-natal, grupo de gestantes, consultas de rotina e no puerpério, as mulheres recebem atenção e atendimento especifico para auxiliar na amamentação.

De acordo com a enfermeira Patricia Savariz, no mês é dedicado às ações que visam a estimular o aleitamento materno e a promover informações acerca da importância da amamentação, conhecido como Agosto Dourado. “O leite materno é considerado o melhor alimento que um bebê pode ter. A amamentação traz benefícios à saúde não só para a criança, mas também para as mães”, comentou. Ela destacou ainda que o leite materno protege o bebê de inúmeras doenças, como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Além disso, reduz o risco da criança desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta. Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida”, comentou.

De acordo com o Secretário da Saúde de Chapecó, Jader Danielli, durante o mês de agosto diversos ações estão sendo realizadas em todos os Centros de Saúde da Família tendo como foco o incentivo a amamentação. “São atividades como grupos de gestantes, cartazes informativos sobre a importaria da amamentação, cantinho da amamentação e boton para os profissionais de saúde, consultoria em amamentação, painel com imagens de mulheres amamentando como espaço para as pacientes exporem as suas fotos e visitas domiciliares”, explicou. Ele comentou ainda que o trabalho de incentivo ao aleitamento materno é realizado durante o ano todo, mas é ampliado no mês de agosto. “O trabalho de nossas equipes é realizado durante o ano, pois as mamães e os bebes recebem orientações e cuidados durante todos os dias nos serviços de saúde”, disse.

Amamentação.

Durante o ano de 2023, foram realizadas 37 Oficinas de Treinamento com todos os profissionais de saúde dos Centros de Saúde da Família sobre a Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação complementar saudável nos 23 Centros de Saúde da Família (CSF) de Chapecó, em 3 CSF ainda será realizada a Oficina.
Essas oficinas fazem parte da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) do Ministério da Saúde. A EAAB foi instituída no Sistema Único de Saúde, a partir da Portaria nº 1.920, de 5 de setembro de 2013, como resultado de uma ação conjunta da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN/SAPS) e da Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (COCAM/SAPS) do Ministério da Saúde, em parceria com secretarias estaduais e municipais de saúde.
A EAAB visa qualificar as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e da alimentação complementar saudável para crianças menores de 2 anos de idade. Bem como, aprimorar as competências e habilidades dos profissionais de saúde para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar como atividade de rotina das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Chapecó conta com 44 profissionais tutores da EAAB. Esses profissionais estão inseridos nos 26 Centros de Saúde da Família de Chapecó e são os responsáveis por conduzir as Oficinas com os demais profissionais da Saúde, bem como monitorar as ações sobre aleitamento materno e alimentação complementar saudável no território após as oficinas.

Programação

CSF SEDE FIGUEIRA
Grupo com as gestantes sobre amamentação e cartaz informativo na unidade;

CSF SEMINARIO
Criado o cantinho da amamentação.
Realizado consultoria em amamentação. Qualquer profissional pode identificar o problema e encaminhar para consulta com enfermeira.
Folders de orientação para as ACS encaminhar para as puérperas.
Grupo de gestante.
Confecção de botons para os profissionais sobre Amamentação.
Painel com imagem de mulheres amamentando com espaço para as pacientes pôr as suas fotos também.

CSF QUEDAS
Curso de gestantes com 4 encontros. Confeccionamos brindes. Tivemos uma adesão muito boa. Vamos realizar 2 ao ano.

CSF Norte
Cartaz informativo na unidade;
Csf norte: mural educativo e curso amamenta alimenta para os profissionais.

CSF VILA REAL
Mural informativo;
Vista domiciliar a gestante do terceiro trimestre e puérperas para orientações;

CSF JARDIM LAGO
Painel informativo, fôlder e atividade com as gestantes

CSF SUL
Mural informativo, sala de espera e fôlder

CSF ELDORADO
Painel informativo, fôlder, sala de espera

CSF OESTE
Mural, sala de espera, visita domiciliar a puérperas

CSF ALTA FLORESTA
Sala de espera, fôlder, mural informativo e orientação

CSF EFAPI
* Cartazes de orientação nos corredores;
* Orientação em grupo para as gestantes enquanto aguardam atendimento, nos dias de consulta de pré natal;
* Grupo de gestantes no dia 29/08 a noite na unidade de saúde, com participação da nutricionista e enfermeiras;
* Folders educativos sobre amamentação que serão distribuídos às gestantes e puérperas.

CSF LESTE
Mural e orientação nos atendimentos e visitas das acs
CSF QUEDAS DO PALMITAL
Quedas: grupo de gestantes, mural, orientações em atendimento

CSF CHICO MENDES
Mural informativo, sala de espera, vídeo para grupo de gestantes

CSF JARDIM AMÉRICA
Mural informativo, visita para gestantes e puérperas e grupo de gestantes

CSF BELA VISTA
Mural informativo, sala de espera e grupo com as gestantes na UBS

CLÍNICA DA MULHER
No dia 10/08/23 acontecerá na Clínica da Mulher uma capacitação com o Corpo de Bombeiros abordando o tema: primeiros socorros na obstrução de vias aéreas por corpos estranhos.
Também durante todo o mês serão realizadas abordagens em sala de espera abordando o tema e entregando panfletos com orientações.

 

Fonte: Assessoria PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Topázio Neto segue na frente na Capital

Mesmo levando pedrada de todos os lados, Topázio Neto (PSD) se mantém inabalável na liderança, ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.