quinta-feira , 19 setembro 2024
Home / Destaque / Secretaria de Saúde de Chapecó encaminhou 6,3 mil cirurgias em 14 meses
Foto: Reprodução

Secretaria de Saúde de Chapecó encaminhou 6,3 mil cirurgias em 14 meses

Em apenas 14 meses a Secretaria de Saúde de Chapecó encaminhou 6,3 mil cirurgias para hospitais de Chapecó e região. São vários tipos de procedimentos, como gerais, oftalmológicas, ortopédicas, vasculares, ginecológicas, entre outras.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jader Danielli, são procedimentos que estavam há anos represados, muitos de antes da Pandemia, o que agravou a fila.
“A partir do início do ano passado, por determinação do prefeito João Rodrigues nós iniciamos mutirões de cirurgias para aliviar o sofrimento de pessoas que há muito tempo aguardavam os procedimentos via SUS. Para isso utilizamos não somente hospitais de Chapecó, mas de toda a região, para dar maior celeridade na redução da fila de pacientes”, disse Danielli.
A retomada efetivamente se deu a partir de março do ano passado. Foram contabilizadas 4.411 cirurgias no ano passado e 1.928 cirurgias somente nos primeiros quatro meses de 2023.
O processo continua e dezenas de pacientes estão sendo atendidos a cada semana. Um dos beneficiados foi o pedreiro Paulo Vargas, 49 anos, morador do bairro Universitário. Há seis anos ele aguardava uma cirurgia. A colecistectomia, que é a retirada da vesícula biliar, foi realizada no dia 14 de julho, no Hospital Regional do Oeste.
“Cheguei no hospital às 11h, internei às 13h40 e às 20h já estava liberado. Deu meio pote de pedras. Foi de assustar. Antes da cirurgia sentia dores nas costas e, para trabalhar, precisava até fazer uma massagem antes de sair. Mas agora estou bem”, disse Vargas.
Nesta quinta-feira ele teve o retorno pós-cirurgia. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues disse que as cirurgias não param mais.
“A Saúde é prioridade na nossa gestão. Não adianta termos grandes obras se a população está sofrendo. Por isso investimos em novas unidades de saúde, profissionais e também compramos vagas em hospitais de Chapecó e de toda a região para atender nossa população”, disse Rodrigues.

 

Fonte: Assessoria PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Topázio Neto segue na frente na Capital

Mesmo levando pedrada de todos os lados, Topázio Neto (PSD) se mantém inabalável na liderança, ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.