Com o objetivo de recolher lacres de latinhas e tampinhas plásticas de todos os tipos para arrecadar recursos para atendimentos de animais abandonados foi criada em 2021, a campanha “Juntos pelo Bem, uma ação da Administração Municipal, através do Núcleo de Atenção aos Pequenos Animais – NAPA e da Gerência de Saneamento da Secretaria de Infraestrutura Urbana. A campanha também arrecada meias, que são encaminhadas para a Secretaria da Família e Proteção Social, que faz a confecção de cobertores.
Foram instalados 68 coletores em prédios públicos e empresas parceiras da campanha, além das secretarias e departamentos, além das 26 unidades de saúde. Hoje 09 associações de catadores estão contribuindo diretamente com a coleta de tampinhas. De acordo com a gerente de Resíduos da Prefeitura, Graciela Heckler, o material recolhido é vendido para indústrias de reciclagem. “Os recursos serão revertidos para atendimento de animais abandonados prioritariamente de famílias ligadas às associações de catadores. Com os recursos arrecadados serão adquiridas ração, casinhas, vermífugos, antipulgas, vacinas e tudo que for necessário para auxiliares nossos animais”, explicou.
Ela explica que quem tiver interesse em contribuir, pode separar os itens e levar até um ponto de coleta. “Podem ser separadas todos os tipos de tampas de plástico, como de garrafas pet, de produtos de higiene, limpeza e margarina. Mas tampas metálicas, de cerveja ou sucos, não pode. É uma ação que beneficia o meio ambiente, os animais e também as famílias de catadores, que são parceiros do programa”, disse Graciela.
A coordenadora do NAPA, Liandra Dall Orsoletta, disse que os “pets” de famílias vinculadas às associações de catadores, estão entre os atendidos com os recursos obtidos com a venda das tampinhas. “O valor recolhido é utilizado para bancar custos de tratamentos clínicos e cirurgias de cães e gatos dessas famílias, de outras em situação de vulnerabilidade e também de animais de rua, que são atendidos pelo NAPA”, disse Liandra.
Crédito texto e imagens: Assessoria PMC