Os três pilares do ecossistema que mais cresce na região estarão presentes nos 10 dias da Efapi 2023. O espaço contará com 10 instituições de ensino e 19 expositores, além de patrocinadores e apoiadores.
Se você quer estar em um espaço futurista, com inovações, tecnologia e muito conhecimento, então precisa passar pelo Parque Desbravalley, durante os 10 dias da Efapi 2023. Hoje, a inovação desempenha um papel fundamental na sociedade, contribuindo desde a melhora da qualidade de vida, no crescimento econômico, sustentabilidade, avanços científicos, melhoria na eficiência e desenvolvimento de ações para o presente e para o futuro.
Conforme o presidente da Deatec/Acate, Marcio Muxfeldt o espaço do Parque Desbravalley é uma oportunidade para toda a região conhecer a evolução do ecossistema que está crescendo junto com ela, em um espaço de 900 metros quadrados onde os pilares estarão presentes em cada momento da feira. “Pela primeira vez, um espaço traz esses três temas: Inovação, educação e tecnologia juntos. Tudo isso para pensar o presente, mas também o futuro”, destaca Marcio.
União de forças
O espaço colaborativo, que tem sua abertura oficial na sexta-feira (06), às 18h, é uma realização da Fundeste, com correalização da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec/Acate), Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação da ACIC (NTIC), Pollen Parque Científico e Tecnológico (Pollen Parque) e Sebrae. Os patrocinadores são IXC Soft, Select Soluções, Sicredi, Amo Ofertas, Vacarro Urbanismo, Brasão Supermercados, com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Prefeitura de Chapecó.
No campo da educação são 10 universidades que estarão presente: Fundação Getúlio Vargas, (FGV), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), UniSenai, Uceff, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Unochapecó, Unoesc, Unopar.
As empresas que apresentaram cases de inovação e tecnologia são: 2 Say Estratégia E Branding, 3D Industrial, Amo Ofertas, Sancon, Arbtrato, Cerumar, Cirurgicred, Eagle Track , Infogen, Inova Soluções Tecnológicas, Inviolável, Iopoint, Loy , M8 Sistemas, Redrive, Questor, Registro Feito, Growth Experience e V4 Company.
Aplicativo
Para interagir e conectar ainda mais os visitantes, o espaço contará com o App oficial do “Parque Desbravalley”. Uma das funções dele é apresentar toda a programação do parque, desde o Palco do Conhecimento, podcast, oficinas, além das empresas. Mas, não para por aí. Além disso, o aplicativo possuirá uma trilha de gamificação, na qual os visitantes que baixarem poderão participar de desafios. Ao final da feira, serão realizados sorteios com a chance de ganhar uma variedade de prêmios, incluindo cursos de graduação, pós-graduação e produtos eletrônicos, como tablet.
Programação
Durante a feira, acontecerão simultaneamente palestras no Palco do Conhecimento, o Podcast Desbravalley, mostra de inovações, oficinas temáticas e espaço para networking. Os temas enfatizam a importância do segmento e passam pelo ecossistema de inovação, Smart Cities; Competição de Robótica; Educação; Mulher e Inclusão; Startup/ Empresas/Investidores; Pessoas/RH/Jurídico; Setor Metalmecânico/ Agro/Saúde/ESG e ação especial do Dia da Criança com brinquedos, robôs, lançamento do Filme “Rainha Leona: Que sabor têm as estrelas” e muita alegria. Outro destaque da programação será a participação dos reitores das universidades em um debate conjunto sobre inovação.
“Vai ter muito debate, muito conhecimento sendo explanado, onde haverá várias pessoas com ideais e desejos diferentes. O contato, a conversa, o debate, faz todo um ecossistema crescer junto e isso é muito importante”, frisa Muxfeldt. Ele contextualiza que muitas empresas do setor vêm se destacando no país, além das universidades. E esse processo foi tema de uma recente reunião com o Governo do Estado, onde eles ficaram impressionados com a movimentação dos pilares e da pujança do setor na região que recebe empresários e representantes de universidades de outras cidades, para conhecer o modelo utilizado em Chapecó.
“O Parque Desbravalley é uma semente para um grande projeto onde o setor público, privado e de educação estão juntos construindo esse futuro para sociedade. É muito importante que todos saibam que é só o começo, estamos no caminho de um projeto muito maior onde o Grande Oeste vai ser destaque”, finaliza o diretor da Deatec/ Acate.
Texto: Edina Pedruzzi