O karateca Marco dos Anjos, da equipe Unochapecó/Arawaza Brasil/Prefeitura de Chapecó, terminou sua participação no mundial da Hungria como sétimo melhor karateca do mundo. Na sua categoria luta até 75 quilos tinha 82 atletas, Marco dos Anjos ganhou a primeira luta contra um adversário das Filipinas e a segunda contra um atleta da Romênia. A terceira vitória foi contra um Russo, lutando pela bandeira da WKF, uma vez que as organizações esportivas russas estão banidas por causa da guerra. Marco perdeu a quarta luta de 4×5 para o Egípcio atual líder do ranking mundial e campeão mundial.
Foi para a repescagem e ganhou do atleta Peruano e perdeu para o representante dos Estados Unidos, concluindo sua participação em sétimo colocado.
De acordo com o coordenador da modalidade em Chapecó e pai do atleta, esse é um resultado expressivo.
“Se considerarmos que não conseguimos fazer o circuito internacional para ganhar experiência e ritmo de competição, teve três etapas da liga mundial que poderíamos ter participado, mas por falta de recursos não participamos, tivemos que nos adaptar às mudanças de arbitragem no campeonato mundial, uma vez que teve a transição de árbitros com bandeiras para árbitros com joystick, uma mudança de arbitragem analógica para arbitragem digital, e os atletas da Europa, Ásia e América do Norte já estavam adaptados ao novo modelo, nós consideramos uma importante colocação se levarmos em conta todos esses elementos elencados a cima”, disse Antônio.
Também é importante salientar que Marco dos Anjos é fruto do Programa Atleta do Futuro (PAF) da Prefeitura de Chapecó e atualmente concilia a função de atleta com a de técnico do Karatê de Chapecó.
“Nossa experiência tem nos mostrado que é possível com dedicação, esforço e empenho colocar um atleta chapecoense no topo do mundo. Faltou muito pouco, mas já estamos planejando a nossa participação no próximo mundial em 2025”, disse Antônio.
Fonte: Assessoria PMC