quinta-feira , 19 setembro 2024
Home / Chapecó / Secretaria de Saúde promove capacitação para atendimento de HIV e outras doenças

Secretaria de Saúde promove capacitação para atendimento de HIV e outras doenças

A Secretaria de Saúde de Chapecó promoveu nesta quinta-feira (26) uma capacitação para os servidores que atuam nas equipes de saúde da Atenção Básica, Atenção Especializada e dos Serviços de Urgência e Emergência. Entre os profissionais capacitados estavam médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais de nível superior que atuam nos serviços.

A capacitação ocorreu no Centro de Cultura e Eventos, executada pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Participaram cerca de 180 profissionais de saúde, sendo ministrada pela médica Paula Luisa Bach.

O SAE fica localizado prédio da Policlínica Municipal de Chapecó. Conta com equipe multidisciplinar (Médica, enfermeiros, farmacêutico, psicóloga, etc). O serviço é referência para Chapecó e também para municípios da região.

Segundo a médica Paula “a saúde sexual consiste na vivência livre, responsável e segura da sexualidade e das decisões tomadas acerca da reprodução humana. Requer atenção para aspectos físicos, biológicos e subjetivos. Assim, diversas medidas de prevenção combinada para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são importantes, sendo elas: uso de preservativo masculino e feminino, imunização para hepatites virais e para o vírus do papiloma humano (HPV), testagem de parcerias sexuais para HVI, testagem regularmente para HIV e outras IST, tratamento de todas as pessoas vivendo com HIV. Dentre outros assuntos nessa área técnica, foi abordada a questão da profilaxia pré e pós exposição são seguras para uso durante gestação e amamentação, o HIV pode ser transmitido pelo leite materno e a infecção aguda da mulher neste momento aumenta consideravelmente o risco de transmissão vertical por essa via. Além do HIV, hepatites virais e outras IST, destacando a sífilis pelo elevado número de casos no município. Doenças essas que podem ser transmitidas da mãe para a criança durante a gestação ou mesmo na amamentação.

De acordo com João Lenz, médico diretor técnico da Secretaria de Saúde, “o serviço SAE realiza atendimentos de segunda a sexta em ambos os turnos, bem como faz a disponibilização gratuita de medicamentos especializados e métodos de proteção de barreira (preservativo masculino e feminino).

Segundo o Secretário de Saúde, Jader Danielli, “a secretaria de saúde investe na formação dos profissionais nas mais diversas áreas. E, a capacitação com essa temática, atualiza as equipes de saúde em relação aos novos tratamentos disponibilizados aos pacientes e seu adequado acompanhamento, melhorando ainda mais os indicadores de saúde da população no município de Chapecó”.

 

Crédito texto e imagem: Assessoria PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Prefeitura de Chapecó/APROV/Unoesc fica em terceiro lugar no Estadual de Voleibol

Encerrou no último final de semana, na cidade de Joinville, o Campeonato Catarinense de Voleibol ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.