A atual estrutura da EBM Maria Bordignon Destri, que atende cerca de 450 alunos, no bairro Eldorado, dará lugar a uma escola totalmente nova, com 4.992 metros quadrados, com capacidade para 700 alunos, incluíndo um Centro de Educaçao Infantil Municipal em anexo. A ordem de serviço para a obra foi assinada na noite desta terça-feira, pelo prefeito João Rodrigues, em ato realizado na escola. A secretária de Educação, Astrit Tozzo, o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, Valmor Scolari e a representante da Câmara de Vereadores, Sueli Suttili, acompanharam o ato, além de outros secretários, vereadores e moradores da comunidade.
A empresa Paloma Construções Eireli foi a vencedora da licitação, no valor de R$ 14.552.419,33. A obra terá 12 salas de aula, laboratórios de informática, ciências e artes; sala para Educação de Jovens e Adultos, sala multimeios e biblioteca. Do ginásio, será aproveitada parte da atual estrutura e o restante será reformado. Além disso, a obra será executada em duas etapas. Na primeira etapa será construído um bloco novo. Depois os alunos que estão na estrutura antiga serão remanejados para o novo bloco. Daí será desmanchado o prédio antigo para a construção do segundo bloco. O prazo de conclusão é de 36 meses.
O prefeito João Rodrigues disse que o bairro Eldorado é um dos que está recebendo mais investimentos. “Fizemos um processo de regularização fundiária no bairro, asfaltamos a rua, as ruas receberão iluminação em Led, estamos construíndo um parque que será o cartão postal da cidade e agora autorizamos o início das obras da nova escola. Na Educação também estamos investindo muito, em equipamentos, novas escolas e na valorização dos professores”, disse o prefeito.
A secretária de Educação, Astrit Tozzo, disse que a Administração está dando condições para a melhoria e qualificação do ensino público. “A comunidade vai receber uma escola nova, com um projeto diferente e moderno, que dará orgulho para toda comunidade escolar”, comentou.
A vereadora Sueli Sutilli destacou que a entrega da ordem de serviço é um momento importante e muito sonhado pela comunidade. “A escola oferece muitas oportunidades. Além do ensino, atividades esportivas e recreativas para a comunidade e isso é importante para o crescimento e desenvolvimento dos alunos”, afirmou.
A presidente do Conselho Escolar, Débora Franceschina, falou em nome da comunidade, agradecendo os investimentos. A comunidade esperava por uma reforma, mas uma escola nova é ainda melhor. “Essa obra é um marco para a comunidade e terá benefícios para pais, alunos e professores. Investir na educação é garantir o futuro”, afirmou.
O gestor da escola, Paulo Oro destacou que a nova escola vai proporcionar o amplo desenvolvimento das crianças. Será uma estrutura excelente e que vai atender a um sonho antigo da comunidade. “O novo projeto é moderno e com segurança, oportunizando uma educação com ainda mais qualidade”, destacou.
Fonte: Imprensa/PMC