segunda-feira , 16 dezembro 2024
Home / Saúde / Ação do Dezembro Vermelho em Chapecó
Foto: PMC

Ação do Dezembro Vermelho em Chapecó

Ação de testagem rápida e orientações à população referente ao Dezembro Vermelho. Essa será uma atividade realizada pela equipe da Secretaria de Saúde, com apoio do Serviço de Atendimento Especializado – SAE em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. A atividade acontecerá na sexta-feira (01), das 13h às 17h no Terminal Urbano de Chapecó, na Rua Clevelândia, nº 152-E, Centro, na Associação dos Diabéticos de Chapecó.

Serão realizados os testes rápidos para as ISTs como Hepatite B, Hepatite C, sífilis e HIV, além da oferta de preservativos masculinos, femininos, gel lubrificante e orientações sobre o uso em uma abordagem de prevenção combinada.

O Secretário de Saúde Jader Danielli enfatiza que o Dezembro vermelho é um mês de grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis) e que a Secretaria de Saúde oferece aos seus usuários a testagem durante o ano inteiro nas Unidades Básicas de Saúde e no Serviço de Atendimento Especializado – SAE.
“No Dezembro Vermelho, as equipes reforçam ações para conscientizar a população sobre o diagnóstico e tratamento, além de buscar reduzir o preconceito e a discriminação às pessoas vivendo com HIV”, comentou.

SAE

O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em HIV/AIDS está instalado junto à Policlínica Municipal (rua Jorge Lacerda, n.º 70), e é referência para 36 municípios da região, pactuados no atendimento das Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (PVHA) e seus parceiros, que não vivem com o vírus do HIV (sorodiferentes). O serviço também faz o atendimento e acompanhamento da investigação de crianças expostas ao HIV pela transmissão vertical (da mãe para o filho); consultas em infectologia para pacientes externos referenciado pelo SISREG; e avalia a indicação da Profilaxia Pós Exposição (PEP), indicada em casos de violência sexual, exposição ocupacional e relações sexuais consentidas em que não houve o uso do preservativo.

O SAE conta com equipe multiprofissional nas áreas de medicina, enfermagem, farmácia, psicologia e assistência social. São realizados atendimentos individuais e trabalhos em grupo para pessoas vivendo com HIV/AIDS, além de atendimento de solicitações de empresas/instituições no que se refere à temática das ISTs, com enfoque na prevenção.

Fonte: Imprensa/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Grupo do PAIF do CRAS Líder realiza reunião

Na última semana, a equipe do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Líder, ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.