A criatividade como expressão profissional. Esse foi o tema de uma capacitação que aconteceu no auditório da Secretaria da Família e Proteção Social, na quarta-feira (29) e que reuniu os bolsistas do Programa Frentes de Trabalho. A palestrante foi Rachel Quadros, Coordenadora do Curso de Moda da UNOCHAPECÓ.
Atualmente o Programa Frentes de Trabalho possui 52 bolsistas inseridos, sendo que neste ano 110 pessoas realizaram o cadastro no Programa. Tem por objetivo combater a extrema pobreza, atendendo as famílias chapecoenses em situação de vulnerabilidade e risco social, através da qualificação profissional e ações socioeducativas visando proporcionar autonomia familiar e melhoria da qualidade de vida, através de preparação e encaminhamento ao mercado de trabalho formal.
Assim, além de oportunizar a ocupação o programa visa ofertar cursos profissionalizantes para trabalhadores com idade a partir de 16 a 59 anos, que estejam em situação de desemprego igual ou superior a seis meses, que residam no município de Chapecó – Estado de Santa Catarina, por no mínimo dois anos, sendo um beneficiário por grupo familiar. Os cursos são realizados através do Oportuniza – Chapecó, mediante parcerias com o Sistema S e outras instituições.
Nesse sentido, os participantes realizam contrato temporário de um ano podendo ser renovado por igual período, exercendo atividades como auxiliar de serviços internos/externos em serviços da Prefeitura supervisionados por servidor de carreira. Ainda, recebem bolsa custeio no valor de um salário mínimo nacional, mais uma cesta básica mensal, e vale-transporte quando necessário.
Fonte: Imprensa/PMC