segunda-feira , 3 fevereiro 2025
Home / Destaque / A polêmica em torno da vacina para estudantes
Foto: Agencia Brasil

A polêmica em torno da vacina para estudantes

A decisão do governador Jorginho Mello (PL) em liberar a matrícula de estudantes na rede pública de ensino sem a vacinação contra a Covid tem gerado polêmica no Estado. Ele também revogou o ato ex-governador, Carlos Moisés (Republicanos), que obrigava os professores da rede estadual a se vacinarem contra a doença.

O anúncio foi feito pelo governador, na última sexta-feira, 2, através das redes sociais.

Os prefeitos Mário Hildebrandt (que está se filiando ao PL), de Blumenau; Adriano Silva (Novo), de Joinville; José Jair Franzner (MDB), de Jaraguá do Sul; André Vechi (PL), de Brusque; Clésio Salvaro (PSD), de Criciúma; e João Rodrigues (PSD), de Chapecó também já assinaram decretos desobrigando a vacinação nestas cidades.

Na história do país, é indiscutível as vantagens que as inúmeras vacinas descobertas pela ciência trouxeram para o desenvolvimento da sociedade. Vacinas são uma forma de prevenir doenças e, é claro, que a decisão de vacinar ou não as crianças deve partir, primeiramente, dos pais. O papel do Estado é estimular a população a cuidar da saúde, mas uma medida ambígua como esta pode não cumprir com este objetivo.

Mas a dúvida que paira no ar é: a ato do governo é em defesa da liberdade, da saúde ou seria somente uma questão política? E os prefeitos, no que basearam suas decisões?

O tema é extremamente delicado e é preciso muita cautela para discuti-lo. O estado não pode negligenciar a saúde da população, mas também não deve impor uma ideologia às pessoas. Contudo, elas também não podem fazer somente o que querem ou que acreditam, caso assim fosse, já estaríamos vivendo no mais absoluto caos.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) também defende que decretos municipais que excluem a vacina contra covid-19 do rol de vacinas obrigatórias são ilegais e inconstitucionais, por afrontarem as legislações estadual e federal, além de contrariar tese fixada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Foto: SAN/Divulgação

Posse de Fernando Comin

O governador Jorginho Mello (PL) participou da posse do ex-procurador-geral de Justiça de Santa Catarina, Fernando da Silva Comin, no cargo de conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A cerimônia ocorreu em Brasília. Além de Fernando Comin, outros cinco novos conselheiros tomaram posse: Antônio Edílio Magalhães, Ângelo Fabiano Farias, Paulo Cezar dos Passos, Ivana Lúcia Cei e Cíntia Brunetta. Os conselheiros ficam no cargo no período de 2024 a 2026.

 

Alesc retorna às atividades

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) retoma as atividades nesta terça-feira, 6. A primeira sessão de 2024 será realizada no Plenário da Casa, a partir das 14 horas.

O evento marca a reabertura dos trabalhos legislativos. Entre os assuntos a serem abordados estão as expectativas sobre as matérias que deverão tramitar na Alesc nos próximos meses, além de pautas abordando o desempenho da economia catarinense e investimentos do Poder Executivo. Durante a sessão, o governador Jorginho Mello vai apresentar aos deputados a mensagem anual do chefe do Poder Executivo e, junto com o presidente Mauro de Nadal (MDB), concederá uma coletiva à imprensa.

 

TRE e OAB

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e a seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC) assinaram um termo de cooperação para realizar as eleições dos cargos diretivos da entidade e das 53 subseções que a Ordem possui no estado. A eleição ocorrerá no dia 18 de novembro deste ano, das 9h às 17h, e será feita pela internet, por meio do e-Voto — sistema criado pelo TRE-SC em 2023 como uma alternativa virtual para a realização de eleições comunitárias.

 

Pacto Global

O Porto de São Francisco do Sul se tornou signatário do Pacto Global da Organização

das Nações Unidas (ONU), iniciativa que estimula companhias a adotar práticas que

promovam o crescimento sustentável e a cidadania. As organizações que passam a fazer parte do Pacto Global se comprometem a seguir esses princípios no cotidiano de suas operações. Entre os compromissos que o Porto assumiu, estão o respeito aos direitos humanos, abolição do trabalho infantil, eliminação da discriminação no emprego, responsabilidade ambiental e incentivo ao desenvolvimento de tecnologias ambientalmente amigáveis e combater todas as formas de corrupção.

Com a iniciativa, o Porto passa a integrar uma lista de cerca de 60 portos no mundo que

adotaram o mecanismo de incentivo às práticas de sustentabilidade e cidadania.

 

Aeroportos catarinenses

A movimentação de cargas nos aeroportos de Santa Catarina teve um crescimento de 25,3% em 2023, em relação ao ano anterior. Os dados foram confirmados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que divulgou o fechamento dos dados de todo o Brasil. O desempenho catarinense é significativo diante da queda de 1,17% registrada em todo o país. Pelos aeroportos do estado, foram 14,4 mil toneladas, sendo o Aeroporto de Florianópolis o que mais cresceu (32% em relação a 2022). Pela capital foram movimentadas 7,4 mil toneladas em 2023, sendo 4,9 mil de cargas nacionais e 2,4 mil de cargas internacionais.

 

Nova rota

Ainda sobre aeroportos, o Floripa Airport terá uma nova rota internacional. A partir de 25 de junho, os passageiros poderão embarcar no Aeroporto Internacional de Florianópolis em voos diretos para o Panamá, o chamado hub das Américas.

Inicialmente, serão três voos semanais, às terças, quintas e domingos.  A companhia aérea Copa Airlines iniciou a venda das passagens nesta segunda-feira, 5.

 

Produção e edição: ADI/SC – Jornalista Celina Sales
com colaboração de Cláudia Carpes
Contato peloestado@gmail.com

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Balcão de Empregos de Chapecó tem 949 vagas em 216 empresas

O Balcão de Municipal de Empregos de Chapecó tem disponíveis nesta semana, 949 vagas disponíveis, ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.