A Secretaria Municipal de Educação, preocupada com o bem-estar das crianças e famílias, convidou as professoras Betânia Cunico, Jacqueline Cardoso da Paixão e Maria Luiza de Souza, que atuam na Rede Municipal de Ensino, para uma conversa sobre o período de adaptação e acolhimento no início do ano letivo na Educação Infantil.
Betânia falou sobre a atitude que os pais podem ter com as crianças para o retorno das aulas. “Uma dica muito válida é ir preparando as crianças para o início das aulas. Organizar os materiais na mochila e conversar com elas sobre momentos importantes que acontecem no espaço, como: conhecer a professora e os colegas, brincar e aprender algo novo”, destacou.
Para o dia da anamnese, Jacqueline comentou a necessidade das famílias irem até a instituição e conversar com a professora de seu filho. “É nesse diálogo que os pais repassam as preferências e rotinas dos filhos para as professoras. Essas informações são fundamentais para a criação de vínculos entre família, escola e criança. Além disso, os responsáveis poderão conhecer o espaço educativo e isso contribuirá para que se sintam mais seguros e passem essa confiança para os filhos”, disse.
Maria Luiza, complementou a fala das colegas. “Cada ser humano é único, então o acolhimento precisa acontecer o ano todo para todas as pessoas que atuam na instituição educativa. É preciso ter paciência uns com os outros, pois algumas pessoas vão precisar de mais tempo de adaptação do que outras e por isso, manter o diálogo e os combinados sobre os horários, principalmente, nos primeiros dias de aula, é fundamental para o desenvolvimento das crianças e tranquilidade dos pais e professores para realizar as rotinas do dia a dia”, afirmou.
A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, considera que o período de adaptação deve ir além dos primeiros dias da criança no espaço educativo. “O processo de adaptação da criança se faz no acolhimento diário, portanto, é importante que equipes gestoras e professores pensem em estratégias para que bebês e crianças pequenas se sintam confiantes no ambiente que frequentam”, comentou.
Para mais dicas e informações sobre o assunto, acesse o canal da Secretaria de Educação, Educa Chapecó Play, e acesse o conteúdo na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=KqmES1t_nD8.
Fonte: Assessoria PMC