Neste domingo, dia 25, na Linha Rodeio Bonito, no município de Chapecó, por volta das 17h, as guarnições do Corpo de Bombeiros Militar de Chapecó, foram acionadas pela Central de Operações do Corpo de Bombeiros, para realizar o resgate de um grupo de pessoas que encontrava-se ilhada dentro de um rio nas proximidades de uma cachoeira.
Segundo informações de populares presentes no local, as pessoas estavam dentro do rio quando foram surpreendidas pelo fenômeno Cabeça d’água, no total eram cinco pessoas, sendo duas mulheres e três homens com idades que variavam de 19 a 22 anos de idade.
Quando a guarnição chegou no local, constatou que três das cinco pessoas, permaneciam abraçados no meio do rio, a guarnição foi informada por populares no local, de que outras duas pessoas que estavam com o grupo haviam sido arrastados pelas águas, porém conseguiram sair por conta própria.
Para a realização do acesso dos resgatistas ao local, bem como a realização do resgate das vítimas, foi necessário a utilização de técnicas de resgate em águas rápidas, uma linha de vida foi montada com cordas, as vítimas foram presas em cintos de segurança e através da linha de vida uma a uma foram resgatadas pela equipe do Corpo de Bombeiros.
Todas as vítimas estavam conscientes e orientadas, sendo que as duas pessoas que foram arrastadas pelas águas apresentavam algumas escoriações no corpo. A operação teve uma duração aproximada de quatro horas, envolvendo uma equipe composta por cinco Bombeiros, além de contar com o apoio de alguns populares no local.
Vale ressaltar que a primeira equipe que chegou ao local para confirmar as informações que até então não eram precisas, ao constatar a gravidade da situação e evidenciar o risco eminente de arrastamento das pessoas que estavam ilhadas, lançou mão de recursos improvisados (cordas, cintos e catracas) que encontraram no local e, através dos meios de fortuna, conseguiram resgatar as vítimas com rapidez e segurança.
Fonte: Imprensa/COBOM