O primeiro episódio da Série de Podcasts: “PODMULHER”, que homenageia o Dia Internacional da Mulher, foi ao ar na última sexta-feira (01) e teve como convidadas as professoras e servidoras da Secretaria Municipal de Educação, Jerusa Lazaretta Rachelli, Kelismara Tedesco e Ordali Ferronato. A temática escolhida para o momento foi um diálogo sobre como é ser mulher no contexto da Educação, especialmente, no contexto administrativo e de liderança de grupos majoritariamente femininos, em ambientes educacionais da Rede Municipal de Chapecó.
Astrit Tozzo, Secretária de Educação, explicou que: “o objetivo da série é homenagear todas as mulheres chapecoenses, em especial, aquelas que trabalham na Educação da Rede Pública Municipal e para isso estamos gravando vários podcasts com temáticas de autocuidado, empoderamento, gestão das emoções, liderança feminina entre outros assuntos presentes no cotidiano feminino. Cada mulher é única e especial e queremos que todas se sintam acolhidas neste mês em que celebramos o Dia Internacional da Mulher”, afirmou.
Jerusa Rachelli, que trabalha no setor de Convênios, vinculado à diretoria administrativa, falou sobre o poder inspirador das mulheres. “A mulher inspira. Estamos num momento histórico em que nos destacamos. Além de mãe e esposa, também podemos trabalhar fora de casa e tudo contribui para que a gente se desafie e cresça profissionalmente e como ser humano também. Sempre encontramos na outra algo que nos motiva a fazer e a ser cada vez melhor”, disse.
Kelismara Tedesco, que trabalha no setor de nutrição, comentou sobre a habilidade feminina de resolver problemas. “Eu me sinto uma pessoa forte e fortalecida, pois busco aprender quando me deparo com novos desafios. A nossa equipe é composta só de mulheres, e sempre que uma situação problema surge nós nos reunimos e pensamos juntas em como resolver, essa é uma das principais habilidades femininas”, afirmou.
Para Ordali Ferronato, fiscal de contrato da empresa responsável pela limpeza das instituições educativas, a palavra que melhor descreve a realização de um bom trabalho de liderança é o equilíbrio. “Saber lidar com o não saber do outro é fundamental. Usar as palavras certas em todas as ocasiões para que as pessoas entendam o que preciso passar e não se sintam feridas, não pensem que é algo pessoal. Assim, sempre tento me colocar no lugar do outro e responder a seguinte pergunta para mim mesma: Se eu estivesse na situação, como gostaria que conversassem comigo? Como mulheres, acredito que todas temos a nossa complexidade, responsabilidade e desafios próprios e sempre podemos aprender com as experiências umas das outras”, comentou.
Se você não acompanhou esse bate papo, é só clicar no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=TimO7ZzePnc. Aproveite, inscreva-se no canal, ative as notificações e fique informado sobre os próximos episódios. Lembrando que a série “PODMULHER” contará com um novo episódio nas sextas-feiras do mês de março, até o dia 22/03. Confira:
08/03/2024:
EP. #02 – Gerenciando as relações
Com a psicóloga Karine Luza, que tem mais de 15 anos de experiências, Treinadora de mulheres em busca de empoderamento e Psicóloga Sistêmica de Casal e Famílias.
15/03/2024:
EP. #03 – Liderança e Empreendedorismo Feminino
Com Denise Scheid, que é palestrante e coach com foco em comportamento e desenvolvimento humano e mentora de líderes de alta performance.
22/03/2024:
EP. #04 – Saúde da mulher
Com Chayanne Dedonatto, médica ginecologista e obstetra. Fundamenta seu trabalho no autoconhecimento com empatia e sem preconceitos.
Crédito texto e imagem: Assessoria PMC