A Secretaria Municipal de Educação, por meio do seu canal no Youtube, Educa Chapecó Play, organizou um podcast para apresentar uma avaliação da inclusão das linguagens de arte e Língua Inglesa no pré-escolar da Rede Municipal. Participaram do bate papo Regina Lunelli, Gerente de Educação Infantil, e as articuladoras Greice Regina de Oliveira, de Arte, Daiane Zamoner, de Língua Inglesa. Durante a conversa, foi explicado como está o andamento das atividades e como os professores trabalham com as crianças no dia a dia da escola.
“Em 2022, foi iniciado o estudo para implantar Arte e Língua Inglesa na Educação Infantil. Em 2023, o Conselho Municipal de Educação aprovou a proposta e professores habilitados em ambas as áreas foram contratados para trabalhar com as crianças da Pré-escola”, comentou Regina.
Greice, por sua vez, explicou que a Arte está por toda a parte. “Quando os professores propõem práticas com diferentes materiais e em diversos espaços é importante que as crianças participem, às vezes, isso inclui se sujar com tinta, terra ou carvão. Estas práticas com diferentes materiais contribuem para o desenvolvimento da expressão corporal e das habilidades comunicativas”, completou a articuladora.
Daiane, comentou sobre a diversidade cultural presente em Chapecó e a contribuição da Língua Inglesa para esta integração. “Pesquisacomes estimam que há cerca de 50 nacionalidades diferentes convivendo em nosso município. Neste sentido, a Língua Inglesa abre portas para o desenvolvimento de habilidades na língua materna da criança, proporciona o aprendizado de palavras novas e amplia o repertório cultural. O material didático é um diferencial para dar suporte ao trabalho do professor, pois traz atividades que estimulam que a criança utilize o idioma na comunicação em sala de aula”, mencionou.
Para ter acesso a este episódio, acesse o seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=m8VorLVjMNU. Não se esqueça de se inscrever no canal Educa Chapecó Play e ativar as notificações para receber as novidades da Educação na Rede Municipal de Ensino.
Crédito texto e imagem: Assessoria PMC