segunda-feira , 3 fevereiro 2025
Home / Destaque / Bolsonaro arrasta multidões em passagem por Santa Catarina
Foto: Redes Sociais/Reprodução

Bolsonaro arrasta multidões em passagem por Santa Catarina

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi recebido por uma multidão no aeroporto de Florianópolis na manhã desta terça-feira, 23, reforçando que a onda bolsonarista no Estado está mais viva que nunca. Todos os líderes peelistas de Santa Catarina fizeram questão de prestigiar o mito, que mostra-se uma máquina de produzir votos em todo o país.

Como se fosse o desfile do dia 1 de janeiro, Bolsonaro, o filho Jair Renan, o governador Jorginho Mello e outros apoiadores seguiram em carro aberto para um clube de tiros na cidade de São José, onde participaram de um almoço.

Durante o evento, ele pediu empenho aos candidatos do PL que, nestas eleições, se mantenham firmes na defesa dos ideais conservadores. E, selando seu apoio à decisão de Fabrício Oliveira, prefeito de Balneário Camboriú, posou em uma foto ao lado do candidato indicado por ele, Peter Lee Grando, e Jorginho. A imagem seria um recado para Carlos Humberto e a bancada do partido que defendiam sua pré-candidatura à majoritária na cidade. Ainda na terça-feira, Bolsonaro participou do Congresso Internacional de Missões, os Gideões, em Balneário Camboriú.

Vale destacar que parte da população ficou frustrada com o cancelamento da visita do político ao Mercado Público da Capital. Desde cedo, o local estava lotado, com centenas de pessoas à espera, mas por orientação da segurança, que temia um confronto com opositores, Bolsonaro não apareceu.

 

Foto: Agencia AL

Greve dos professores

Nesta terça-feira, 23, professores das escolas estaduais de Santa Catarina entraram em greve e realizaram manifestações em algumas cidades. Eles reinvindicam, entre outras coisas, novo concurso público, a suspensão do desconto de 14% dos professores aposentados, além de mais investimentos na educação e na estrutura das escolas.

Em apoio aos profissionais, a deputada Luciane Carminatti (PT) usou a Tribuna da Alesc para afirmar que se há turmas fechadas, escola estadual sem atendimento, alunos não indo para a escola, professores angustiados, diretor não sabendo o que fazer, a culpa é do governo do Estado. Segundo ela, depois de muitas tentativas, somente ontem o secretário a chamou para a primeira reunião.

 

 

Plano Diretor suspenso

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve na Justiça uma medida liminar que determina a suspensão da tramitação do Plano Diretor do município de São Francisco do Sul. Na liminar deferida pelo juízo da 2ª Vara Cível, o poder legislativo municipal não deverá levar a plenário o PL com as emendas propostas e terá que suspender as audiências públicas até decisão final da ação civil pública. Em caso de condenação definitiva, a Câmara de Vereadores deverá garantir a ampla publicidade e a participação popular na análise das emendas de alteração de revisão do Plano Diretor, bem como garantir que as audiências públicas sejam realizadas com prévia e ampla divulgação.

 

Doação no IR

O governador Jorginho Mello (PL) iniciou uma campanha em suas redes sociais para que o contribuinte catarinense não mande dinheiro a Brasília (já que sabemos que dificilmente ele retorna) e passe a fazer contribuições aos Fundos da Infância e Adolescência e Idosos por meio do Imposto de Renda. Atitude plausível e que deixaria no Estado os recursos necessários, já que o Governo Federal é moroso no repasse de verbas aos cofres catarinenses.

 

Apoio do Podemos

Os pré-candidatos a vereador e lideranças do Podemos de Itajaí se reuniram na última sexta-feira, 19, para definir o posicionamento do partido e quem iriam apoiar nas eleições de outubro. O encontro teve a presença da presidente estadual do Podemos, que acumula a presidência de Itajaí, deputada estadual Paulinha.

No encontro, foram apresentadas todas as opções de pré-candidaturas majoritárias já anunciadas, mas a escolha do partido foi por Osmar Teixeira.

 

Membro efetivo do IAB

A advogada catarinense Vivian De Gann foi nomeada como membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). A admissão foi aprovada em sessão plenária do IAB em março, e comunicada pelo presidente do instituto, Sydney Limeira Sanches. A posse será em junho, no Rio de Janeiro, sede da instituição, que é a mais antiga instituição jurídica das Américas.

Vivian é advogada Especialista em Relações do Trabalho, professora universitária, Mestre e Doutora em Direito do Trabalho.

 

Posicionamento da Arteris

A Arteris Litoral Sul esclarece que seu contrato de concessão tem vigência até 2033. Entrega em 2024 o Contorno de Florianópolis, maior obra de Infraestrutura em execução no país.

Referente à Repactuação, de acordo com a Política Pública da Portaria No 848/2023, a empresa protocolou uma proposta em dezembro de 2023 no Ministério dos Transportes,  que deve analisá-la para encaminhamento à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT ) e, posteriormente, ao Tribunal de Contas da União (TCU).

A empresa entende como positiva a oportunidade de repactuação para a retomada de obras acordadas e a modernização contratual, tornando-o mais equilibrado na prestação de serviço público e trazendo reflexos positivos para a geração de empregos e o desenvolvimento socioeconômico regional.

A Arteris permanece dialogando com o Poder Concedente sobre as melhores soluções viárias para as rodovias que administra em cinco estados brasileiros, o que inclui a BR-101/SC.

 

Produção e edição: ADI/SC – Jornalista Celina Sales
com colaboração de Cláudia Carpes
Contato peloestado@gmail.com

 

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Goio-Ên recebe pilotos internacionais para provas de Motonáutica

Chapecó está recebendo pilotos nacionais e até internacionais para as provas de Motonáutica, que acontecem ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.