segunda-feira , 3 fevereiro 2025
Home / Chapecó / Ações alusivas ao Maio Laranja serão realizados nos serviços de saúde

Ações alusivas ao Maio Laranja serão realizados nos serviços de saúde

Maio é reconhecido como o mês de conscientização sobre a violência infantil em muitos lugares ao redor do mundo. Dia 18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil e o Maio Laranja é uma inciativa que visa dar visibilidade a este assunto. É um mês dedicado a aumentar a conscientização sobre os diferentes tipos de abuso e negligência que afetam as crianças e adolescentes, bem como promover a prevenção e oferecer recursos de apoio às vítimas.

Os dados mais recentes do Anuário Brasileiro de Segurança Pública indicam que em 2023, 22.527 crianças e adolescentes foram vítimas de maus tratos e 60% das vítimas tinham entre 0 e 9 anos. Dessas denúncias registradas, os números podem ser bem maiores, uma vez que muitos destes crimes não chegam a ser notificados. O crescimento apontado pelo Anuário em 2023 foi de 14% para abandono de incapaz, 13,8% de maus tratos e 16,4% de exploração sexual infantil.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta que os dados deixam evidente que a violência atinge crianças e adolescentes das mais diferentes formas. Enquanto o estupro no Brasil é um crime essencialmente cometido contra crianças e meninas, já que mais de 60% das vítimas possuem menos de 14 anos e mais de 80% são do sexo feminino, as mortes violentas atingem principalmente adolescentes do sexo masculino. Outra forma comum de violência contra crianças é a negligência e o abandono. Esse tipo de violência está fortemente relacionado a diferentes formas de vulnerabilidade social, como pobreza e abuso de entorpecentes, por exemplo. A pornografia infanto-juvenil e a exploração sexual infantil possuem uma lógica mercadológica relacionada à vulnerabilidade social. Maus-tratos é uma forma de violência, majoritariamente doméstica e intrafamiliar, que pode ser tanto uma prática corriqueiramente violenta, como uma conduta equivocada proveniente das dificuldades da parentalidade.

De acordo com o Secretário de Saúde, João Lenz, em Chapecó, as Unidades Básicas de Saúde desenvolverão durante o mês de maio várias atividades sobre a temática. “O objetivo é debater o assunto com a comunidade e como os profissionais de saúde com ações de sensibilização e orientação sobre o tema”, comentou. Entre as atividades realizadas estarão:
● Decoração das unidades fazendo alusão ao maio laranja (combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes;
● Matriciamento, orientação e intervenções das equipes de ESF sobre os tipos de violência e canais de denúncias;
● Sala de espera realizada por profissionais, agentes comunitários de saúde e acadêmicos, enfatizando sobre a importância de combater a violência infantil;
● Programa Saúde na Escola realizado pelos profissionais na Atenção Básica, abordando assuntos como bullying, gravidez na adolescência, violência sexual e violência doméstica;
● Atividade no serviço de acolhimento com psicóloga da Atenção Básica sobre questões de gênero;
● Fortalecimento dos protocolos e fluxos de atendimentos às vítimas de violência, com a capacitação dos profissionais da Rede de Atendimento sobre a “Escuta Qualificada”. Desta forma, as vítimas de violência poderão ser acolhidas por profissionais qualificados, capazes de criar um ambiente seguro e acolhedor, preservando as vítimas e garantindo seus direitos.
● Divulgação nos meios de comunicação sobre o mês alusivo de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e também de luta contra o câncer de boca.

Créditos texto e imagem | Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Goio-Ên recebe pilotos internacionais para provas de Motonáutica

Chapecó está recebendo pilotos nacionais e até internacionais para as provas de Motonáutica, que acontecem ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.