Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira o Centro de Educação e Esporte Calos Alberto Lima da Silva (Betinho), uma obra construída pela Prefeitura, e que servirá para atender alunos da rede municipal em atividades do contraturno escolar e também servirá para jogos de futebol e atividades da comunidade.
A estrutura conta com prédio de 2,5 mil metros quadrados, com auditório, refeitório, cozinha, sala de professores, sala de apoio, secretaria e salas de áudio e vídeo, artes visuais, tecnologias, karatê, dança, instrumental e sala de jogos.
Também conta com campo de grama sintética e iluminação, com área de 5.592 metros quadrados de área. Ele pode ser utilizado para jogos de campo ou dois campos society.
“O campo ficou muito bom, antes não tinha nem grama e um dos lados ficava alagado quando chovia. Se tiver escolinha aqui eu vou fazer”, disse Arthur Minozzo Fassina, de 13 anos, que mora a uma quadra do local. Ele e seu amigo João Gabriel Girotto, de 11 anos, aproveitaram para jogar no novo espaço.
De acordo com o presidente da Fundação de Esporte de Chapecó, Agnaldo Veriatto Pereira, as escolinhas do Programa Atleta do Futuro da região vão utilizar o local duas vezes por semana.
A secretária de Educação, Daniela Moratelli, disse que nos outros três dias da semana as atividades serão com os alunos da Rede Municipal das escola da região, que terão horário ampliado de 25h para 35h semanais.
“A capacidade do local é para 400 crianças que poderão ter atividades no contraturno. A robótica está incluída nessas atividades coordenadas pela Educação. Esta é uma oportunidade que vai transformar a vida de muitas crianças”, disse a secretária.
As escolas atendidas por este polo serão as EBMs André Antonio Marafon, Manira Terezinha Clenis Sarquis Sartori, Padre José Anchieta, Anita Garibaldi, Professora Luiza Santin e Thereza Gaboardi Baldissera.
Gabriel Elias Martin, 13 anos, aluno do oitavo ano da EBM André Marafon, esteve na inauguração e gostou da estrutura, principalmente do campo.
“Ficou muito bom. Moro a 500 metros daqui e já vim jogar. Na escola só temos uma quadra de futsal e agora ficou melhor com este espaço”, disse.
O presidente do Conselho Comunitário, Valério Biffi, assinou um termo de uso, que será compartilhado com as atividades da Secretaria de Educação e da Fundação de Esporte. A comunidade deve utilizar o campo para jogos nos finais de semana e também uma área de convivência para suas promoções.
“Este é um momento histórico para o Esplanada e para Chapecó. Pedimos que a comunidade nos auxilie a cuidar deste espaço”, disse.
O prefeito João Rodrigues, lembrou que o campo do bairro estava abandonado e com algumas famílias que havia invadido o local.
“Eu vim conversar com cada família, nós demos casa e escritura em outro local e construímos esta estrutura que é algo inovador e um modelo para Santa Catarina e para o Brasil. Aqui quem gosta de música poderá fazer aulas de música, quem gosta de esporte poderá participar das escolinhas, quem gosta de tecnologia, terá aulas de tecnologia. Além disso nós homenageamos alguém que é ligado ao esporte e que foi morador do bairro, o Betinho, que foi o primeiro atleta profissional da Chapecoense”, disse o prefeito.
Familiares do homenageado, entre eles a viúva e filhos, estiveram na inauguração.
“Para mim é muito emocionante pois meu pai me trazia para jogar bola e brincar no antigo campo. Gostaria que ele estivesse aqui hoje. Minha eterna gratidão pela homenagem”, disse um dos filhos, Carlos Alberto Simioni da Silva. A filha Marion, complementou lembrando que seu pai gostava muito de promover o esporte, pois o considerava uma oportunidade de mudança de vida. E destacou que o Centro Multiuso justamente tem essa proposta, de mudar a vida das pessoas a partir do Esporte e da Educação.
O presidente da Câmara de Vereadores, André Kovaleski, destacou que o Centro de Cultura e Esporte vai dar oportunidade para que muitas crianças e adolescentes despertem para o esporte ou outras atividades. Também estiveram presentes no ato o vice-prefeito, Itamar Agnoletto, o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, Maurício Lise da Rocha, além de outros secretários, vereadores, lideranças, estudantes e moradores da comunidade.
As obras foram executadas pelas construtora Paloma e Engedix, no valor de R$ 8 milhões.
Outros dois Centros Multiuso estão em construção, no Loteamento Thiago (Efapi) e no bairro Santo Antônio. A previsão é de inauguração até o final do ano.
QUEM FOI BETINHO?
CARLOS ALBERTO LIMA DA SILVA (BETINHO) NASCEU NO DIA 30/10/1953 NO RIO DE JANEIRO – RJ. EM SUA ADOLESCÊNCIA MORAVA NA BAIXADA DE NOVA IGUAÇU RIO DE JANEIRO. APAIXONADO POR FUTEBOL JOGOU EM DIVERSOS CLUBES PARTICIPANDO DE JOGOS TESTES. COMO TINHA PARENTES NO SUL, VEIO TENTAR UMA VAGA NO GRÊMIO DE PORTO ALEGRE, VIROU PROFISSIONAL E NÃO VOLTOU MAIS AO RIO. EM 1973 CHEGOU NA ASSOCIAÇÃO CHAPECOENSE DE FUTEBOL NA QUAL CONSTRUIU UMA LINDA HISTÓRIA. FOI O PRIMEIRO JOGADOR PROFISSIONAL DA CHAPECOENSE. FEZ PARTE DO ELENCO ANTES MESMO DE A CRIAÇÃO DA EQUIPE ALVIVERDE SER HOMOLOGADA.
ATUOU PELO VERDÃO ATÉ 1978. SAIU PARA JOGAR POR OUTRAS EQUIPES E RETORNOU À CHAPECÓ EM 1981, QUANDO ENCERROU A CARREIRA DE ATLETA. BETINHO, NO ENTANTO, NÃO ABANDONOU MAIS A CHAPE. EM 2001, NUM DOS MOMENTOS MAIS CRÍTICOS DO CLUBE, BETINHO ASSUMIU A VICE-PRESIDÊNCIA – AO LADO DE LUIZ ALBERTO CRISPIM, QUE OCUPAVA O CARGO MAJORITÁRIO. SEGUIDO A ISSO, ELE OCUPOU DIVERSAS FUNÇÕES NO TIME – DE ROUPEIRO, TREINADOR DAS ESCOLINHAS E AUXILIAR TÉCNICO DA EQUIPE SUB-17. MAIS DO QUE COLABORADOR, BETINHO FOI UM DEVOTO DA CHAPECOENSE, SEMPRE DISPOSTO A AJUDAR E FIEL A ESSÊNCIA DO CLUBE.
FALECEU EM 23/03/2017, AOS 63 ANOS, DEIXANDO SUA ESPOSA: SUSANA MARIA SIMIONI, OS FILHOS: ANDREA BORDIGNON DA SILVA, MARION SIMIONI DA SILVA, CARLOS ALBERTO SIMIONI DA SILVA. A DEDICAÇÃO, PAIXÃO E EXEMPLO DE VIDA DE CARLOS ALBERTO LIMA DA SILVA FICAM ETERNIZADOS NESTA OBRA, INSPIRANDO A TODOS A SEGUIR SEU LEGADO.
Créditos texto e imagem | Assessoria/PMC