segunda-feira , 16 dezembro 2024
Home / Pelo Estado / Encontro Estadual de Procons dá nova cara ao órgão
Lançamento do Zap Denúncias Foto: Eduardo Valente/Secom

Encontro Estadual de Procons dá nova cara ao órgão

O 1° Encontro Estadual dos Procons Municipais de Santa Catarina, realizado nesta terça-feira, 16, no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis, marcou o lançamento da nova identidade visual do órgão, da parceria com a Polícia Civil para o reforço das ações de fiscalização nos municípios e do Zap Denúncia, que servirá como canal para receber com mais celeridade as denúncias dos consumidores de todo o Estado, que serão verificadas in loco pelos Procons municipais ou pela Polícia Civil, no caso das cidades onde não houver Procon.

Durante o evento, que contou com a presença de secretários, deputados e outras autoridades estaduais, além de representantes dos Procons de toda Santa Catarina, o governador ressaltou que o Procon SC vive uma nova fase, atuando em sintonia com as demais instituições e órgãos estaduais, desenvolvendo uma padronização em suas ações para  para que a defesa do consumidor seja respeitosa, dentro dos limites daquilo que pode ser feito, para dar segurança ao consumidor. E também para que não se faça nenhum tipo de abuso perante a quem produz, trabalha e gera emprego em Santa Catarina.

Sem dúvida, o Governo do Estado deixou para trás a má impressão que os últimos diretores do Procon SC haviam deixado tanto para a gestão de Jorginho Mello (PL) quanto para o órgão. Sob o comando da delegada Michele Alves Rebelo, que vem fazendo uma gestão brilhante à frente do Procon Estadual, se mostrando como mais uma aposta certeira do nosso governador, o órgão vem se reerguendo e voltando a ter credibilidade com o consumidor catarinense.

 

Esclarecimentos

Padre Pedro
Foto: Agencia AL

O pedido de informação do deputado Padre Pedro Baldissera (PT) foi aprovado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para que o Governo do Estado esclareça os critérios para o aumento da pensão paga mensalmente a ex-governadores, que subiu de R$ 30,4 mil para R$ 39,7 mil. O pedido será encaminhado aos secretários estaduais da Administração Vânio Boing, da Fazenda Cleverson Siewert e da Casa Civil Marcelo Mendes.

 

Tarifas de ônibus

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) deve publicar ainda nesta semana a resolução que estabelece a nova forma de cálculo da tarifa do transporte público intermunicipal da Grande Florianópolis. De acordo com o presidente da agência, João Carlos Grando, a publicação da resolução é um passo importante na finalização de um trabalho realizado ao longo de 2024, que envolveu a Comissão de Finanças da Alesc com a participação da Aresc, representantes das empresas de ônibus, Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Superintendência de Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas (Sudesc). Uma última reunião está programada para 29 de julho.

 

Vice e convenções

Durante a coletiva desta terça-feira, no CIC, pouco antes do 1 Encontro de Procons de Santa Catarina, o governador Jorginho Mello revelou que o nome do vice que irá compor a chapa com Topázio Neto (PSD), nas próximas eleições, será divulgado até semana que vem. Qualquer coisa antes disso será mera especulação. Lembrando que com o falecimento do vereador Gabrielzinho, a ex-vereadora Maryanne Mattos(PL) e o empresário Celso Furtado de Mendonça. Jorginho também afirmou que, na medida do possível, irá participar das convenções partidárias pelo Estado.

 

Mais convenções

E por falar em convenções partidárias, Gean Loureiro, do União Brasil, deverá oficializar seu apoio a Dário Berger, do PSDB, durante a convenção de seu partido, programada para ocorrer no próximo sábado, 20, na Alesc, no mesmo horário e local que a dos tucanos. Gean, inclusive, já teria dado o nome da vice de Dário, a ex-secretária de Assistência Social, Maria Claudia Goulart.

Já Topázio Neto (PSD) “apresentará” seus apoiadores também durante a convenção, no dia 27, no Centro Sul. Os eventos do MDB, Podemos, Republicanos, PL e Novo, também ocorrerão simultaneamente.

 

Barragem

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), se reuniu com a comunidade indígena, em José Boiteux, para ouvir as demandas do povo Xokleng após mais um período de chuvas intensas. O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores e contou com diversas lideranças da Terra Indígena Laklãnõ. De acordo com a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, o Governo do Estado tem estabelecido uma relação de proximidade e diálogo com a comunidade indígena e várias reuniões já foram realizadas, o que é extremamente importante para que o governo consiga operar a barragem de José Boiteux sem percalços.

 

Em análise

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal vai analisar nesta quarta-feira (17), projeto de autoria do senador Esperidião Amin que prevê o crime de ocupação ou invasão de praia, com restrição de acesso e circulação ao público.

A proposta, que tem relatório favorável do senador Flávio Bolsonaro, altera o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (Lei 7.661, de 1988), para estabelecer pena de seis meses a dois anos de detenção e multa para quem impedir ou dificultar o acesso livre à praia ou ao mar; ocupar área de praia indevidamente ou sem autorização; ou urbanizar indevidamente terreno adjacente à praia, dificultando o acesso livre.

 

Produção e edição: ADI/SC – Jornalista Celina Sales
com colaboração de Cláudia Carpes
Contato peloestado@gmail.com

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Governo de SC suspende cobrança de IPVA de barcos e aviões

Na última semana, o governo do Estado havia apresentado a alguns parlamentares uma proposta de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.