domingo , 5 janeiro 2025
Home / Educação / Tabela periódica – destaca os desafios ambientais ligados ao carbono
Nova tabela periódica apresentada pela Sociedade Europeia de Química. Fonte: EuChemS

Tabela periódica – destaca os desafios ambientais ligados ao carbono

Em novembro de 2021, a Sociedade Europeia de Química, fez uma tabela periódica atualizada. Agora passa a destacar os desafios ambientais ligados ao carbono.

Com presença de novas cores; o verde já estava presente na versão antiga, agora a tabela contém o vermelho e cinza.

O verde: representa os elementos com maior abundância no planeta, como carbono, oxigênio, silício e hidrogênio.

O vermelho: são os tipos átomos que estão ameaçados e podem desparecer dentre 100 anos, como o hélio. O hélio é o gás usado para encher balões de festa e inalado pra ficar com voz esganecida. Ele é utilizado em pesquisas científicas e com aplicações na área da medicina (como em scanners que fazem ressonâncias).

O carbono está presente nas três cores: abundante no planeta; ele está associado com a liberação de CO2, através de queima de combustíveis fósseis, um dos principais gases do efeito estufa.

O cinza: elementos obtidos em regiões de conflitos e guerras, uma das principais fonte de carbono é o petróleo, na maior parte extraído na região do oriente médio.

A mudança na tabela periódica coincidiu com a COP26 e promovendo um alerta para todos os líderes mundiais e responsáveis por decisões que participaram do evento,  segundo a Sociedade Europeia de Química.

O carbono é essencial na manutenção da vida, pois seu ciclo está presente na respiração dos seres vivos e na fotossíntese das plantas. Os níveis de dióxido de carbono na atmosfera, por milênios, foram regulados pelos oceanos. O CO2 é dissolvido nas águas marítimas, equilibrando a quantidade desse gás. O equilíbrio está ameaçado pela queima excessiva de combustíveis fósseis. A forma de restaurar o carbono à cor verde é reduzindo o consumo de petróleo.

O ícone de um pequeno telefone: estão presentes nos elementos que são usados para fabricar os smartphones. São mais de 30, incluindo alguns em escassez e obtidos em zona de conflitos.

Fonte: Tecmundo

 

 

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Rede Municipal divulga sobre processo de matrícula para alunos contemplados com bolsas de estudo na UNOCHAPECÓ

A Secretaria de Educação de Chapecó informa aos pais ou responsáveis que tiveram filhos contemplados ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.