sexta-feira , 8 novembro 2024
Home / Cultura / Chapecó recebe Caminhada das Religiões de Matriz Africana em 15 de novembro
Divulgação

Chapecó recebe Caminhada das Religiões de Matriz Africana em 15 de novembro

No próximo dia 15 de novembro, Chapecó será palco de um evento de união, resistência e fé. A Caminhada das Religiões de Matriz Africana, marcada para as 14h na Praça Coronel Bertaso, reúne comunidades de terreiros de Chapecó e região para celebrar a ancestralidade e reforçar a luta contra a intolerância religiosa. Mais do que um evento, esta caminhada pretende ser um marco na defesa do respeito à diversidade e uma afirmação da força dos povos de matriz africana. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Chapecó, por meio da Fundação Cultural.
Em entrevista, Neiza Pedretti, uma das organizadoras do evento, destaca a importância da caminhada como um momento de união e resistência: “Hoje, o movimento não é só contra a intolerância religiosa. É para mostrar a nossa fé, nossa prática, e que não estamos sós. Há
muitas casas, muitas pessoas que acreditam no mesmo objetivo: levar a nossa fé além dos nossos terreiros”, afirma.
Neiza ressalta que a caminhada visa também fortalecer a relação entre os próprios terreiros, promovendo uma quebra do isolamento que, historicamente, marcou essas comunidades. “A nossa fé é tão legítima quanto qualquer outra. Não há nada a esconder. Cada religião tem sua prática, mas a fé é uma só e todos acreditam em algo maior. É esse sentimento de união que queremos transmitir”, completa.
O convite está aberto a todos: irmãos e irmãs de fé, líderes religiosos e simpatizantes são incentivados a participar, trajados com suas roupas tradicionais e guiados por atabaques e cânticos que simbolizam a força e a espiritualidade das religiões de matriz africana. “Vamos fazer desta caminhada um marco de paz e amor, mostrando que as religiões de matriz africana têm importância e espaço na construção de uma sociedade mais justa e acolhedora”, convida a organização.
A Caminhada das Religiões de Matriz Africana em Chapecó surge como um movimento que, além de combater a intolerância religiosa, celebra a pluralidade e a presença marcante das religiões afro-brasileiras no cotidiano e na cultura regional. A expectativa é que o evento inspire um olhar mais respeitoso e inclusivo, reafirmando o direito de todos expressarem livremente sua fé e crenças.

 

Fonte: Imprensa/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Prefeitura de Chapecó divulga programação do Natal da Família

A Prefeitura de Chapecó divulgou a programação do Natal da Família. De acordo com o ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.