sexta-feira , 8 novembro 2024
Home / Chapecó / PALESTRANTES RENOMADOS PARTICIPARAM DO 2º SEMINÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Foto: Diego de Bastiani/SEDUC

PALESTRANTES RENOMADOS PARTICIPARAM DO 2º SEMINÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

O 2º Seminário Municipal de Educação trouxe para os professores da Rede Municipal de Ensino de Chapecó palestrantes de renome nacional e internacional. As palestras e minicursos proporcionaram aos participantes momentos que enriquecem as práticas pedagógicas cotidianas.
O palestrante Thomaz Edson Veloso da Silva abordou a temática “Educação para o Futuro: o que queremos e para onde iremos?”, no palco do teatro municipal, refletindo sobre o que se pode esperar da educação de hoje em diante. “A gente está passando por uma transformação na nossa educação pública brasileira. Eu trago isso muito claro na apresentação. É a maior transformação da nossa educação nos últimos 20 anos. E eu acho que a gente precisa olhar isso com muita atenção. Além disso, a avalanche da inteligência artificial e das tecnologias vem trazendo grandes desafios para o nosso fazer pedagógico em sala de aula. A minha palestra trouxe uma reflexão sobre o que a gente espera do nosso futuro e como a gente se posiciona em frente a ele”, destacou Veloso.
Já o palestrante Raimundo Otávio da Mota, também se apresentou no teatro municipal com o tema: ‘Saberes e fazeres da gestão escolar e da sala de aula que garantem o direito de aprender’. “Trouxemos na nossa fala algumas ações que a ciência aborda em sua literatura e que podem ser facilitadoras no processo de ensino e aprendizagem”, disse Raí.
A palestrante Felícia Fleck, que é contadora de histórias profissional, apresentou o minicurso ‘A arte de encantar palavras: práticas de leitura e oralidade na escola’. “A ideia é conversar um pouquinho sobre a mediação de leitura e a importância dessa atividade dentro das práticas educativas, abordando algumas ideias bem práticas para os professores usarem no dia a dia com as crianças e os jovens”, mencionou.
O minicurso “Gestão Educacional: sobre evidências e competências” foi ministrado por Márcia Maria Rosa. A profissional destacou a busca efetiva de um grande projeto de educação que transforma pessoas e projetos de vida, e também a sociedade para garantir a eficiência, a eficácia e a efetividade da gestão educacional.
O “Desenvolvimento humano e aprendizagem na atualidade: diálogos com as incertezas” foi ministrado por Thiago Domingues. O palestrante abordou também sobre as interferências sociais, midiáticas e da tecnologia no comportamento das crianças. “As coisas no mundo se alteram constantemente, rapidamente e intensamente, a gente precisa estar muito atento à nossa atuação diante do outro para que a gente consiga, minimamente, lidar com essas incertezas e fazer com que o outro também olhe para esse cenário de forma favorável”, comentou.
O ministrante João Rilton abordou o tema “Comunicação assertiva não-violenta”. Este método é uma forma de se expressar de maneira clara, respeitosa e empática, sem agredir ou desvalorizar o outro. “O objetivo é não gerar reatividade emocional quando nós nos comunicamos com o outro. O ser assertivo é dar o detalhe e não usar palavras como tipo, jeito ou modo. Por exemplo, dizer: ‘Eu não gosto do jeito como ele fala comigo’ é uma fala não assertiva”, explicou.
A ministrante Alana Vivas apresentou o minicurso “Pensamento Computacional: criatividade e resolução de problemas no Ensino Fundamental”. A explanação teve foco na criatividade e resolução de problemas. “A ideia é que a gente entenda um pouco dos ensinamentos que o pensamento computacional traz pra gente sobre esses dois temas e que eles podem ser usados em diversos outros componentes curriculares”, disse.
O minicurso “Educação Inclusiva: reflexões entre os tempos e contextos históricos aliados com a prática” foi ministrado por Daisy Eckhard Bondan. “Podemos pensar os diferentes contextos históricos da deficiência e de que forma a gente vai atuando nesses olhares e nesses lugares frente à prática de sala de aula, podendo pensar o currículo multinível e o design universal da aprendizagem”, destacou.
A Secretária de Educação, Daniela Moratelli, destacou a importância das formações para os profissionais da educação. “Os professores da Rede Municipal de Ensino recebem diversas formações ao longo do ano e o Seminário Municipal de Educação é o ponto alto de todo esse conhecimento, capacitando educadores a aplicarem práticas de ensino eficazes, fundamentadas em teorias de aprendizagem e desenvolvimento com os melhores palestrantes do Brasil”, afirmou.

Foto: Diego de Bastiani/SEDUC

Fonte:  Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Prefeitura de Chapecó/Chapecoense/Unoesc dá passo importante rumo à semifinal

Verdão das Quadras venceu Caçador, fora de casa, pelo mata-mata da Copa Santa Catarina A ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.