O 2º Seminário Municipal de Educação trouxe para os professores da Rede Municipal de Ensino de Chapecó palestrantes de renome nacional e internacional. As palestras e minicursos proporcionaram aos participantes momentos que enriquecem as práticas pedagógicas cotidianas.
O palestrante Thomaz Edson Veloso da Silva abordou a temática “Educação para o Futuro: o que queremos e para onde iremos?”, no palco do teatro municipal, refletindo sobre o que se pode esperar da educação de hoje em diante. “A gente está passando por uma transformação na nossa educação pública brasileira. Eu trago isso muito claro na apresentação. É a maior transformação da nossa educação nos últimos 20 anos. E eu acho que a gente precisa olhar isso com muita atenção. Além disso, a avalanche da inteligência artificial e das tecnologias vem trazendo grandes desafios para o nosso fazer pedagógico em sala de aula. A minha palestra trouxe uma reflexão sobre o que a gente espera do nosso futuro e como a gente se posiciona em frente a ele”, destacou Veloso.
Já o palestrante Raimundo Otávio da Mota, também se apresentou no teatro municipal com o tema: ‘Saberes e fazeres da gestão escolar e da sala de aula que garantem o direito de aprender’. “Trouxemos na nossa fala algumas ações que a ciência aborda em sua literatura e que podem ser facilitadoras no processo de ensino e aprendizagem”, disse Raí.
A palestrante Felícia Fleck, que é contadora de histórias profissional, apresentou o minicurso ‘A arte de encantar palavras: práticas de leitura e oralidade na escola’. “A ideia é conversar um pouquinho sobre a mediação de leitura e a importância dessa atividade dentro das práticas educativas, abordando algumas ideias bem práticas para os professores usarem no dia a dia com as crianças e os jovens”, mencionou.
O minicurso “Gestão Educacional: sobre evidências e competências” foi ministrado por Márcia Maria Rosa. A profissional destacou a busca efetiva de um grande projeto de educação que transforma pessoas e projetos de vida, e também a sociedade para garantir a eficiência, a eficácia e a efetividade da gestão educacional.
O “Desenvolvimento humano e aprendizagem na atualidade: diálogos com as incertezas” foi ministrado por Thiago Domingues. O palestrante abordou também sobre as interferências sociais, midiáticas e da tecnologia no comportamento das crianças. “As coisas no mundo se alteram constantemente, rapidamente e intensamente, a gente precisa estar muito atento à nossa atuação diante do outro para que a gente consiga, minimamente, lidar com essas incertezas e fazer com que o outro também olhe para esse cenário de forma favorável”, comentou.
O ministrante João Rilton abordou o tema “Comunicação assertiva não-violenta”. Este método é uma forma de se expressar de maneira clara, respeitosa e empática, sem agredir ou desvalorizar o outro. “O objetivo é não gerar reatividade emocional quando nós nos comunicamos com o outro. O ser assertivo é dar o detalhe e não usar palavras como tipo, jeito ou modo. Por exemplo, dizer: ‘Eu não gosto do jeito como ele fala comigo’ é uma fala não assertiva”, explicou.
A ministrante Alana Vivas apresentou o minicurso “Pensamento Computacional: criatividade e resolução de problemas no Ensino Fundamental”. A explanação teve foco na criatividade e resolução de problemas. “A ideia é que a gente entenda um pouco dos ensinamentos que o pensamento computacional traz pra gente sobre esses dois temas e que eles podem ser usados em diversos outros componentes curriculares”, disse.
O minicurso “Educação Inclusiva: reflexões entre os tempos e contextos históricos aliados com a prática” foi ministrado por Daisy Eckhard Bondan. “Podemos pensar os diferentes contextos históricos da deficiência e de que forma a gente vai atuando nesses olhares e nesses lugares frente à prática de sala de aula, podendo pensar o currículo multinível e o design universal da aprendizagem”, destacou.
A Secretária de Educação, Daniela Moratelli, destacou a importância das formações para os profissionais da educação. “Os professores da Rede Municipal de Ensino recebem diversas formações ao longo do ano e o Seminário Municipal de Educação é o ponto alto de todo esse conhecimento, capacitando educadores a aplicarem práticas de ensino eficazes, fundamentadas em teorias de aprendizagem e desenvolvimento com os melhores palestrantes do Brasil”, afirmou.
Fonte: Assessoria/PMC