quarta-feira , 20 novembro 2024
Home / Geral / Prefeitura intensifica a fiscalização de grandes geradores de resíduos
Legenda: Nos volume comerciais a Prefeitura recolhe até 30kg por dia

Prefeitura intensifica a fiscalização de grandes geradores de resíduos

A Prefeitura de Chapecó está intensificando suas ações junto ao comércio, indústria e instituições de ensino, com relação ao destino do lixo. De acordo com a gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria, Graciela Heckler, devido ao aumento da geração de resíduos e ao crescimento populacional, é necessário verificar o volume gerado em cada unidade, pois a Prefeitura tem responsabilidade até certo limite, sendo que a partir de uma grande quantidade os estabelecimentos é que devem dar o destino correto.
Em relação ao lixo domiciliar o volume recolhido pela Prefeitura é até 60kg ou 120 litros pro dia. Nos resíduos comerciais recicláveis ou orgânicos o volume é de 30kg ou 50 litros por dia. Já em relação aos rejeitos do processo produtivo a responsabilidade é toda da empresa geradora.
As definições dos portes está na Lei municipal 7.479/2021 que institui o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PIGIRS.
Graciela explicou que, primeiramente, há a exigência da apresentação do Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos (PGRS) do empreendimento para verificação das quantidades geradas e suas respectivas formas de destinação. Se não estiver sendo cumprido o plano o estabelecimento está sujeito à multa, que depende de qual infração é cometida: quando desobedecida a apresentação ou atualização do PGRS, assim como o descumprimento daquilo que está descrito no PGRS apresentado e falta de separação dos resíduos para a coleta pública, a multa pode ser aplicada conforme legislação nacional Art. 62 do DECRETO Nº 6.514 começando em R$ 5 mil. Além disso, as demais infrações de descartes incorretos seguem a Lei municipal 7551/2021, podendo ser aplicada de maneira mais geral.

 

Fonte: Imprensa/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Comunicado de trânsito:

A Diretoria de Segurança Pública da Prefeitura de Chapecó informa aos cidadãos que, fica autorizado ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.