Entre os dias 01 e 02 de dezembro, as equipes da Secretaria de Saúde realizaram atividades preventivas e orientativas para marcar o dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Elas aconteceram no Terminal Urbano quando foram oferecidos testes rápidos para HIV, Sífilis e hepatites, além de orientações sobre a utilização correta do preservativo masculino e feminino, bem como sobre o uso de gel lubrificante, promovendo uma abordagem de prevenção combinada.
De acordo com Vanise Putzel, coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) durante a ação foram realizados 276 testes rápidos, dos quais 7 apresentaram resultados alterados. “Esses dados ressaltam a importância das iniciativas de saúde pública implementadas em nossa região. Os testes rápidos são uma ferramenta essencial para a detecção precoce de doenças, permitindo intervenções mais ágeis e eficazes. A equipe de saúde permanece comprometida em oferecer suporte e acompanhamento aos indivíduos que obtiveram resultados alterados, garantindo que recebam a assistência necessária”, comentou.
Ela disse ainda que a ação teve como objetivo proporcionar diagnóstico e tratamento precoce, além de disseminar informações essenciais sobre a importância da prevenção das ISTs na comunidade. “A equipe da Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da realização dos testes e do uso de métodos de proteção, destacando que a saúde sexual é um aspecto fundamental para o bem-estar da população”, destacou.
Saiba mais
No dia 1º de dezembro, celebramos o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, uma data instituída em 1987 pela Assembleia Mundial de Saúde em colaboração com as Nações Unidas (ONU). Este dia é mais do que uma simples lembrança; é um chamado global à ação para aumentar a conscientização sobre a AIDS e o HIV, promovendo a educação, a prevenção e o combate ao estigma que ainda cerca a doença.
A AIDS, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, continua a ser um dos maiores desafios de saúde pública no mundo, impactando milhões de vidas. O objetivo do Dia Mundial de Luta contra a AIDS é informar a população sobre a natureza da doença, destacar a importância da prevenção e tratamento, e ajudar a desmistificar os preconceitos e a discriminação frequentemente enfrentados por pessoas vivendo com HIV.
O prefeito João Rodrigues reafirma seu compromisso com a saúde pública ao manter serviços essenciais que beneficiam a ampla região do oeste de Santa Catarina. O Secretário de Saúde, João Lenz Neto, destacou a importância da detecção precoce do HIV e do acesso oportuno aos serviços de saúde, ressaltando que essas medidas são fundamentais para garantir qualidade de vida aos pacientes, além de viabilizar um diagnóstico precoce e contribuir para a interrupção da transmissão do vírus.
SAE
O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Chapecó se destaca como um importante recurso para a saúde pública, oferecendo atendimento especializado a pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA) e seus parceiros sexuais. O SAE não apenas atende a população de Chapecó, mas também estende seus serviços a mais 36 municípios vizinhos que estão pactuados, demonstrando seu compromisso com a saúde regional. No ano de 2024, até o mês de outubro, o serviço totalizou em torno de 6.638 atendimentos.
Com uma abordagem humanizada e integrada, o SAE conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, psicólogos e assistentes sociais. Esta equipe altamente capacitada trabalha em conjunto para garantir um atendimento completo, desde o diagnóstico até o acompanhamento contínuo, promovendo a saúde e o bem-estar dos pacientes.
O SAE de Chapecó reitera seu compromisso em combater o estigma e promover a conscientização sobre o HIV/AIDS, proporcionando um espaço seguro e acolhedor para todos que buscam apoio. Além disso, tanto o SAE quanto às unidades de saúde de Chapecó oferece testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, garantindo diagnóstico e tratamento precoce, bem como orientação para a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e HIV/AIDS.
Para mais informações sobre os serviços oferecidos os interessados podem entrar em contato através do telefone (49) 3331-2514 ou visitar o serviço que está situado na Rua Jorge Lacerda, 70E, no Centro, anexo à Policlínica Municipal.
Créditos texto e imagem | Assessoria/PMC