A Administração Municipal, por meio da Secretaria da Família e Proteção Social, realizou nesta terça-feira (3), o evento “Práticas do Bem – Intercâmbio de Experiências em Projetos Sociais”, um espaço dedicado à troca de ideias e fortalecimento de iniciativas que transformam a comunidade. O encontro, realizado no formato de feira, teve como objetivo aproximar o setor privado das ações sociais, destacando o impacto dos projetos desenvolvidos com recursos municipais.
De acordo com a coordenadora do evento, Aline Magro, a iniciativa buscou dar visibilidade às entidades e aos projetos governamentais. “Pensamos no formato de feira para permitir que as pessoas circulem, conheçam as iniciativas e possam trocar experiências. Dessa forma, os projetos podem ser replicados em outros contextos, ampliando o impacto social”, destacou.
O evento também serviu como uma prestação de contas à população sobre os recursos oriundos da destinação do Imposto de Renda, que financiam dois fundos municipais: o Fundo do Idoso e o Fundo da Infância e Adolescência. Segundo Aline, o município tem um grande potencial de arrecadação – cerca de R$ 18 milhões anuais –, mas atualmente recebe apenas uma pequena fração desse valor. “Se mais pessoas e empresas destinassem parte do imposto para os fundos municipais, poderíamos ampliar consideravelmente o número de projetos desenvolvidos e o impacto deles na sociedade”, explicou.
Entre os destaques apresentados estavam iniciativas como o projeto “Brincando no Hospital”, que, com apenas R$ 70 mil, promove atividades recreativas para crianças hospitalizadas durante o ano todo. “São ações que fazem a diferença e mostram como recursos bem aplicados geram resultados brilhantes”, ressaltou a coordenadora.
Além de divulgar os trabalhos realizados, o evento incentivou a criação de uma cultura de destinação do imposto de renda no município, permitindo que empresas e pessoas físicas escolham apoiar fundos locais. “É um processo simples, mas que muitas vezes é desconhecido. Por isso, estamos aqui para orientar e mostrar a relevância dessas ações para o desenvolvimento de Chapecó”, concluiu Aline.
Fonte: Imprensa/PMC