A Auto Viação Chapecó, empresa concessionária do transporte coletivo em Chapecó, apresentou nesta quarta-feira (04) um novo veículo para o transporte de passageiros. Ele é maior e transporta mais passageiro.
O prefeito de Chapecó João Rodrigues disse que é uma inovação em um veiculo maior que substitui o articulado e vai ser usado de forma experimental. “Se der certo, vai ser implantado e substituído aos poucos. É menos ônibus circulando, transportando mais pessoas, isso melhora o trânsito e para o usuário”, comentou. Ele disse ainda que a frota de Chapecó tem no máximo 5 anos e o padrão é manter a tarifa no município uma das menores de SC nos municípios de porte de Chapecó.
João Scopel, responsável pela empresa do transporte coletivo afirmou que o veículo é lançamento e tem poucos modelos no Brasil. “Chapecó comprou um para experimentar. Se der certo, a frota vai diminuir, pois um ônibus transporta a mesma quantidade de pessoas que dois dos veículos tradicionais”, destacou.
Detalhes do novo veículo
Diferencial: ao contrário dos ônibus convencionais – de 12 metros e capacidade para 78 passageiros (42 sentados e 36 de pé) –, o novo modelo tem 15 metros e pode transportar 100 usuários (56 sentados e 44 de pé). Visualmente, a principal diferença compreende os três eixos, ou seja, o traseiro motriz e dois dianteiros bidirecionais, com suspensão a ar. Como inovação, também conta com câmera de ré e tela para que os passageiros possam visualizar instantaneamente a velocidade veículo. Como nos modelos convencionais, o ônibus alongado utiliza porta elétrica, com sistema que mantém o carro freado e impede que seja movimentado com as portas abertas.
Motor/modelo: Volkswagen Man, VolksBus 22-260, que possui o pacote mais completo de tecnologia e segurança do mercado, com os sistemas: ESC, de controle de estabilidade; ATC, de controle de tração; HSA, para assistência de partida em rampa; ABS e EBD, com anti-travamento das rodas e distribuição de frenagem; e Door Brake, que libera a abertura das portas somente com o veículo parado.
Carroceria/modelo: Mascarello Gran Via
Linhas onde será utilizado: em percursos com reduzida quantidade de conversões fechadas, especialmente nas linhas: 7/Trevo, que atende o Pátio Shopping e acesso à BR-282; 2/Tomazelli, que atende a Efapi e frigoríficos; 27/Ecofrigo, na saída para Seara; e 23/Marechal Bormann, que também atende ao Distrito Industrial Flávio Baldissera.
Investimento: o recebimento do novo ônibus faz parte de investimentos realizados pela Auto Viação Chapecó neste segundo semestre, na ordem de R$ 18 milhões e 110 mil, para aquisição de 26 carros.
Frota com menor idade: Com os 26 novos ônibus, Chapecó se mantém com uma das frotas de coletivos urbanos mais novas e modernas de Santa Catarina e do Brasil. O parâmetro para tanto é a idade média da frota de 93 carros, que passou de 3,9 anos para 2,3, enquanto a exigência contratual é de até 4,5 anos.
Média mensal de viagens: 25,8 mil.
Quilometragem média por mês: 488,4 mil.
Transporte médio mensal de passageiros: 1 milhão e 354 mil.
Fonte: Imprensa/PMC