domingo , 15 dezembro 2024
Home / Notícias / Prefeitura de Chapecó intensifica ações de prevenção contra alagamentos
Arquivo/PMC

Prefeitura de Chapecó intensifica ações de prevenção contra alagamentos

A Prefeitura de Chapecó está adotando medidas preventivas para minimizar os impactos causados por alagamentos em pontos críticos da cidade. Após a última chuva volumosa, ocorrida há cerca de um mês, foram realizadas vistorias e ações de limpeza nos locais com histórico de alagamentos e acúmulo recorrente de materiais como galhos, entulhos e resíduos diversos.
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Anacleto Meneghini, desde novembro uma equipe composta por cinco profissionais está trabalhando de forma contínua para garantir a manutenção preventiva e reduzir os riscos de alagamentos. A ação reflete o compromisso da administração municipal com a segurança e o bem-estar da população.
As intervenções ocorreram em quatro áreas principais:
    • Lajeado Santa Maria: Desde a Rua Tupinambá, no bairro Santa Maria, até a Rua Benjamin Constant, próximo à Havan (Centro).
    • Lajeado Passo dos Índios: Da Praça da Família até a Rua João Arthur Lara (Bairro São Pedro).
    • Sanga Bela Vista: Da Rua Venezuela até a Rua Martinho Lutero (Bairro Líder).
    • Sanga dos Pombos: Na travessia sob a Avenida Leopoldo Sander, próximo ao Loteamento Jardins (Bairro Engenho Braun).
Os trabalhos de limpeza resultaram na remoção de grande quantidade de materiais:
    • No Lajeado Santa Maria, foram retirados 15 m³ de terra e areia, além de 3 m³ de resíduos diversos, como plásticos, madeira e pneus.
    • No Lajeado Passo dos Índios, foram removidos cerca de 12 m³ de restos de móveis, galhos, roupas e plásticos.
    • Na Sanga Bela Vista, a limpeza concentrou-se na entrada da galeria, com a retirada de galhos e vegetação.
    • Na Sanga dos Pombos, foram removidos manualmente aproximadamente 50 m³ de terra, o equivalente a sete caminhões truck.
Além dessas ações pontuais, a Prefeitura segue com os serviços contínuos de limpeza de bocas de lobo, tanto manualmente quanto de forma mecanizada, utilizando caminhões de alta potência para sucção e jateamento (hidrojato). Também está sendo realizado o desassoreamento dos cursos hídricos do município, com o auxílio de escavadeiras hidráulicas, garantindo maior vazão e prevenção contra enchentes.
A Administração Municipal reforça a importância da colaboração dos moradores na manutenção da infraestrutura urbana. De acordo com o engenheiro sanitarista da Secretaria de Serviços Urbanos, Eduardo Olivo, a orientação é que cada morador inspecione a boca de lobo em frente ao seu imóvel, desobstruindo para a passagem da água sempre que necessário. Em caso de dúvidas ou demandas, as equipes da secretaria de Serviços Urbanos estão à disposição pelo telefone (49) 3319-3600.
Fonte: Imprensa/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Papai Noel dos Correios entrega presentes para crianças da Rede Municipal

Aconteceu nesta segunda-feira (09), a primeira entrega de presentes do Projeto Papai Noel dos Correios. ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.