domingo , 15 dezembro 2024
Home / Destaque / Pelo Estado – Entrevista: Estêner Soratto, deputado estadual
Estêner Soratto Foto: Agencia AL/Divulgação

Pelo Estado – Entrevista: Estêner Soratto, deputado estadual

Quero que minha gestão seja lembrada por trazer transparência, responsabilidade e cuidado”

Estêner Soratto, deputado estadual

Com mais de 73% dos votos, Estener Soratto (PL), que atualmente é deputado estadual, foi eleito prefeito de Tubarão no primeiro turno. Durante toda sua carreira na política, Soratto já foi Secretário de Indústria e Comércio e de Gestão, ambos na Prefeitura de Tubarão, além de Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional do município. Também foi eleito Vereador e Deputado Estadual. E, em 2023, ocupou o cargo de Secretário de Estado da Casa Civil no governo Jorginho Mello (PL).

A Coluna conversou com Soratto sobre sua vitória nas últimas eleições e sobre sua passagem pelo Governo do Estado e pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Confira:

Pelo Estado – Sua eleição para a prefeitura de Tubarão teve um percentual bem significativo de votos, 73,3%. A que o senhor atribui esta vitória?

Estêner Sorato – Sempre digo que uma vitória nunca decorre de um único motivo, foram vários motivos, dentre eles estão uma campanha muito bem coordenada e organizada, um time forte, candidatos com um passado e um presente sólido, e obviamente, um dos mais fortes motivos foi o sentimento de mudança. As pessoas queriam uma nova maneira de governar, com muita transparência, responsabilidade e cuidado com a nossa cidade. Tenho experiência e muita vontade de organizar a nossa prefeitura e fazer Tubarão avançar. Agradeço às pessoas pela confiança.

Pelo Estado – Quais serão as prioridades da sua gestão neste primeiro ano à frente da prefeitura de Tubarão?

Estêner Soratto – Além da situação financeira e a reorganização administrativa, nosso grande objetivo para o primeiro semestre do ano é abrir a UPA 24 horas e fazer um grande programa de reforma dos prédios públicos, especialmente, postos de saúde, pois vários estão em estado deplorável. Também vamos reformar creches e escolas, algumas, inclusive, já interditadas pelo Ministério Públicos e Defesa Civil. Porém, sabemos que existem muitas outras prioridades. Por isso, eu, o Denis e a nossa equipe, vamos entrar muito cedo na prefeitura e não ter hora para sair, pois há muito o que ser feito.

Pelo Estado – E conhecendo a realidade do município, quais seriam os planos a longo prazo?

Estêner Soratto – O legado que almejo deixar é de uma Tubarão mais estruturada, eficiente e acolhedora para seus moradores. Quero que nossa gestão seja lembrada por trazer transparência, responsabilidade e cuidado com a cidade, transformando-a em referência de boa administração. Isso inclui modernizar a infraestrutura, aprimorar os serviços públicos, especialmente na saúde e educação, e criar um ambiente propício ao desenvolvimento econômico e social. Minha meta é preparar Tubarão para o futuro, com uma prefeitura organizada, finanças equilibradas e políticas públicas que impactem positivamente as próximas gerações.

Pelo Estado – Como e quais os critérios usados para compor sua equipe?

Estêner Soratto – Os indicados precisarão ter conhecimento e muito comprometimento com a nossa cidade, e que estejam à disposição do município 24h por dia, assim como eu e o Denis nos propomos.

Pelo Estado – O senhor está largando um mandato na Alesc para assumir como prefeito. Quais consideraria como suas maiores ações enquanto deputado estadual?

Estêner Soratto – Costumo dizer que Tubarão vai ter um prefeito deputado. Tenho ótimo relacionamento com todos os deputados estaduais. E eles serão importantes na busca por recursos para nossa cidade. Além disso, conseguimos destravar obras importantes na Amurel, através de emendas parlamentares indicadas por mim. Também conseguimos a aprovação de importantes projetos de lei. Um deles transformou Tubarão na Capital Catarinense do Turismo Ferroviário. Acredito que a votação que obtive nas eleições mostra que o tubaronense aprovou meu trabalho e me quis como prefeito. Vou honrar todos!

Pelo Estado – O senhor fez parte do governo Jorginho Mello, como secretário da Casa Civil. Como avalia esse período no executivo estadual?

Estêner Sorato – Foi um verdadeiro doutorado em gestão pública. Estar ao lado do governador Jorginho Mello foi um constante aprendizado. Posso dizer que o Jorginho é meu amigo e será um grande parceiro de Tubarão nos próximos anos. Ele trabalha muito, acorda cedo e não tem hora para encerrar o expediente. Tem muito cuidado com o dinheiro do cidadão e quer deixar um grande legado para Santa Catarina.

Pelo Estado – Quais foram os maiores desafios encontrados no exercício do cargo?

Estêner Soratto – Os desafios sempre são grandes, mas não os vejo como obstáculos, e sim como oportunidades de crescimento e aprendizado. Felizmente, pude contar com uma equipe extremamente competente e dedicada, que foi fundamental para superar essas dificuldades e garantir que o trabalho fosse realizado com eficiência e responsabilidade.

Produção e edição: ADI/SC – Jornalista Celina Sales
com colaboração de Cláudia Carpes
Contato peloestado@gmail.com

 

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Alunos da Rede Municipal de Ensino são Premiados em Olimpíada de Matemática Mirim

Em 2024, 25 escolas da Rede Municipal participaram da Olimpíada de Matemática Mirim (OBMEP). O ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.