“Quero que minha gestão seja lembrada por trazer transparência, responsabilidade e cuidado”
Estêner Soratto, deputado estadual
Com mais de 73% dos votos, Estener Soratto (PL), que atualmente é deputado estadual, foi eleito prefeito de Tubarão no primeiro turno. Durante toda sua carreira na política, Soratto já foi Secretário de Indústria e Comércio e de Gestão, ambos na Prefeitura de Tubarão, além de Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional do município. Também foi eleito Vereador e Deputado Estadual. E, em 2023, ocupou o cargo de Secretário de Estado da Casa Civil no governo Jorginho Mello (PL).
A Coluna conversou com Soratto sobre sua vitória nas últimas eleições e sobre sua passagem pelo Governo do Estado e pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Confira:
Pelo Estado – Sua eleição para a prefeitura de Tubarão teve um percentual bem significativo de votos, 73,3%. A que o senhor atribui esta vitória?
Estêner Sorato – Sempre digo que uma vitória nunca decorre de um único motivo, foram vários motivos, dentre eles estão uma campanha muito bem coordenada e organizada, um time forte, candidatos com um passado e um presente sólido, e obviamente, um dos mais fortes motivos foi o sentimento de mudança. As pessoas queriam uma nova maneira de governar, com muita transparência, responsabilidade e cuidado com a nossa cidade. Tenho experiência e muita vontade de organizar a nossa prefeitura e fazer Tubarão avançar. Agradeço às pessoas pela confiança.
Pelo Estado – Quais serão as prioridades da sua gestão neste primeiro ano à frente da prefeitura de Tubarão?
Estêner Soratto – Além da situação financeira e a reorganização administrativa, nosso grande objetivo para o primeiro semestre do ano é abrir a UPA 24 horas e fazer um grande programa de reforma dos prédios públicos, especialmente, postos de saúde, pois vários estão em estado deplorável. Também vamos reformar creches e escolas, algumas, inclusive, já interditadas pelo Ministério Públicos e Defesa Civil. Porém, sabemos que existem muitas outras prioridades. Por isso, eu, o Denis e a nossa equipe, vamos entrar muito cedo na prefeitura e não ter hora para sair, pois há muito o que ser feito.
Pelo Estado – E conhecendo a realidade do município, quais seriam os planos a longo prazo?
Estêner Soratto – O legado que almejo deixar é de uma Tubarão mais estruturada, eficiente e acolhedora para seus moradores. Quero que nossa gestão seja lembrada por trazer transparência, responsabilidade e cuidado com a cidade, transformando-a em referência de boa administração. Isso inclui modernizar a infraestrutura, aprimorar os serviços públicos, especialmente na saúde e educação, e criar um ambiente propício ao desenvolvimento econômico e social. Minha meta é preparar Tubarão para o futuro, com uma prefeitura organizada, finanças equilibradas e políticas públicas que impactem positivamente as próximas gerações.
Pelo Estado – Como e quais os critérios usados para compor sua equipe?
Estêner Soratto – Os indicados precisarão ter conhecimento e muito comprometimento com a nossa cidade, e que estejam à disposição do município 24h por dia, assim como eu e o Denis nos propomos.
Pelo Estado – O senhor está largando um mandato na Alesc para assumir como prefeito. Quais consideraria como suas maiores ações enquanto deputado estadual?
Estêner Soratto – Costumo dizer que Tubarão vai ter um prefeito deputado. Tenho ótimo relacionamento com todos os deputados estaduais. E eles serão importantes na busca por recursos para nossa cidade. Além disso, conseguimos destravar obras importantes na Amurel, através de emendas parlamentares indicadas por mim. Também conseguimos a aprovação de importantes projetos de lei. Um deles transformou Tubarão na Capital Catarinense do Turismo Ferroviário. Acredito que a votação que obtive nas eleições mostra que o tubaronense aprovou meu trabalho e me quis como prefeito. Vou honrar todos!
Pelo Estado – O senhor fez parte do governo Jorginho Mello, como secretário da Casa Civil. Como avalia esse período no executivo estadual?
Estêner Sorato – Foi um verdadeiro doutorado em gestão pública. Estar ao lado do governador Jorginho Mello foi um constante aprendizado. Posso dizer que o Jorginho é meu amigo e será um grande parceiro de Tubarão nos próximos anos. Ele trabalha muito, acorda cedo e não tem hora para encerrar o expediente. Tem muito cuidado com o dinheiro do cidadão e quer deixar um grande legado para Santa Catarina.
Pelo Estado – Quais foram os maiores desafios encontrados no exercício do cargo?
Estêner Soratto – Os desafios sempre são grandes, mas não os vejo como obstáculos, e sim como oportunidades de crescimento e aprendizado. Felizmente, pude contar com uma equipe extremamente competente e dedicada, que foi fundamental para superar essas dificuldades e garantir que o trabalho fosse realizado com eficiência e responsabilidade.
Produção e edição: ADI/SC – Jornalista Celina Sales
com colaboração de Cláudia Carpes
Contato peloestado@gmail.com