Na manhã desta quarta-feira (19), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de São Francisco do Sul, e o 27º Batalhão da Polícia Militar deflagraram a operação “Stagnare”. O nome da ação, em latim, significa estancar e teve por objetivo prender os principais suspeitos de homicídios nos últimos cinco meses na cidade, localizada no Norte do Estado, para fazer cessar a onda de crimes dolosos contra a vida.
Foram mobilizados 80 policiais. Destes, 40 policiais civis e 40 policiais militares, que são da Companhia de Patrulhamento Tático (CPT), Canil, helicóptero Águia da PM, CORE/PCSC (Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais) da Polícia Civil, além de policiais de diversas unidades da PC (da região Norte), além do helicóptero SAER/PCSC (Serviço Aeropolicial) da Polícia Civil.
A investigação a cargo da Polícia Civil foi realizada em parceria e com a troca de informações entre os agentes do setor de investigação da Delegacia de Polícia de São Francisco do Sul com o setor de inteligência do 27º Batalhão de Polícia Militar.
Depois de dois meses de investigação, foi possível deflagrar a operação e efetuar a prisão cautelar dos principais líderes da organização criminosa responsável pelos homicídios.
Prisões e apreensões
Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, 07 mandados de prisão preventiva, 02 mandados de prisão temporária, 10 presos em flagrante e 01 adolescente apreendido. Também foram apreendidos 6,166 kg de maconha, 125g de cocaína, 23g de crack, 2 armas de fogo, uma pistola .380 e um revólver .38, várias munições de calibres variados, além de mais R$ 34 mil e 3 veículos que seriam utilizados para o cometimento de crimes.
Segundo os delegados de polícia da Delegacia de Polícia Civil de São Francisco do Sul, Weydson Silva e Fábio Fortes, e o comandante do 27º BPM, tenente-coronel Jaílton Franzoni de Abreu, esta foi uma das maiores operações já realizadas em São Francisco do Sul. Além da ação conjunta das Polícias Civil e Militar, houve o apoio do Ministério Público e Poder Judiciário.
Fonte: Polícia Civil de SC