quinta-feira , 19 setembro 2024
Home / Destaque / Procedimento inédito no HRO – Implante de válvula aórtica por cateter
Fotos: Setor de Hemodinâmica do HRO. 

Procedimento inédito no HRO – Implante de válvula aórtica por cateter

Cardiologistas do setor de Hemodinâmica do Hospital Regional do Oeste realizam nesta sexta-feira, de forma inédita na instituição, procedimento de Implante Percutâneo de Válvula Aórtica, conhecido como TAVI, numa paciente de 79 anos de idade.

A técnica é para substituir a válvula aórtica danificada de forma minimamente invasiva. Em vez da cirurgia convencional, com incisão no peito, uma válvula cardíaca é colocada por meio de um cateter que entre pela região da virilha e navega através de artérias até o coração. Essa alternativa, menos invasiva, restabelece o funcionamento da válvula aórtica.

Trata-se de um procedimento que traz mais segurança para pacientes que são considerados de alto rico para uma cirurgia cardíaca, reduzindo o tempo de internação e recuperação, com prazo de reabilitação inferior aos tratamentos convencionais em pacientes cardíacos que necessitam de intervenção cirúrgica. Após o procedimento, é possível que ele volte para casa em até 2 dias. Na cirurgia convencional normalmente o paciente ficaria internado de 7 a 10 dias.

“É um procedimento seguro, dispensa a necessidade de um grande período de internação e permite que pacientes mais frágeis possam ter a sua válvula aórtica doente substituída ” explica o Dr. Fernando Bernardi, Cardiologista Intervencionista, do serviço de cardiologia do HRO.

SUS

No segundo semestre do ano passado, o Ministério da Saúde editou portaria incorporando o implante percutâneo de válvula aórtica no Sistema Único de Saúde (SUS) para atender pacientes com estenose aórtica.

De acordo com o Ministério, “o tratamento foi incluído após avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), levando em consideração aspectos como eficácia, acurácia, efetividade e a segurança, além da avaliação econômica comparativa dos benefícios e dos custos em relação às tecnologias já existentes e o seu impacto orçamentário”. No entanto, apenas serviços habilitados pelo Ministério da Saúde vão poder realizar este procedimento pelo SUS.

Dados da pasta indicam que estenose aórtica atinge de 3% a 5% da população com idade acima dos 75 anos.

Equipe de Cardiologia Intervencionista do HRO: Dr. Fernando Bernardi, Dr. Guilherme Bernardi, Dr. Julio Barbiero, Dr. Adalberto de Meira, Dr. Mateus Rossatto, Dr. Fabricio Consalter.

 

Fonte: Divulgação-ALVF-HRO

 

 

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Topázio Neto segue na frente na Capital

Mesmo levando pedrada de todos os lados, Topázio Neto (PSD) se mantém inabalável na liderança, ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.