O Serviço de Atenção à Saúde do Escolar – SASE – está completando 12 anos de história neste sábado, dia 26/02. O SASE é um serviço de referência da Secretaria Municipal de Educação de Chapecó no que se refere ao atendimento às crianças e adolescentes com dificuldades na aquisição das habilidades escolares e com necessidade de atenção especializada.
Desde sua inauguração em 26/02/2010, o SASE vem contribuindo de forma significativa na vida de muitos estudantes que passam diariamente pelos atendimentos. A Coordenadora do SASE, Eliane Costa Curta, explica que mais de 6 mil crianças deram entrada no serviço nesses 12 anos. “Nosso trabalho tem um olhar muito atencioso e direcionado para as particularidades de cada criança e adolescente que chega até o SASE. No último ano, com o apoio da Secretaria de Educação, foram realizadas algumas mudanças com o objetivo de atender melhor nossos alunos e tornar o atendimento eficiente e ágil. Além disso, o trabalho da nossa equipe é sempre pautado e realizado com amor.”
A escola que o aluno frequenta é que faz os encaminhamentos. No SASE, os atendimentos costumam ser semanais e os alunos devem comparecer acompanhados de um responsável. André Luiz Bortese, pai da estudante Vitória Batista Bortese que tem 10 anos, relata que o serviço conta com profissionais qualificados que irão auxiliar sua filha no que for necessário. Jania Castro, mãe do educando Lucas Clari de Oliveira, de 12 anos, diz: “aqui ele vai encontrar a ajuda que precisa. Meu filho está iniciando os atendimentos e nós estamos na expectativa de um bom resultado. Eu só ouvi falar bem do SASE”.
“Nos sentimentos muito felizes em ver que criamos e inauguramos um serviço de tamanha importância para a comunidade escolar. Hoje, nosso objetivo é melhorar ainda mais os atendimentos para que em parceria com os profissionais e famílias possamos ajudar nossas crianças a superar suas dificuldades de aprendizagem”, disse a Secretária de Educação, Astrit Tozzo.
Atualmente, o SASE está localizado na rua Marechal Deodoro, 430D, centro, e atende em média 250 crianças/mês nas áreas de Psicopedagogia, Psicologia e Educação Especial, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Fonte: Assessoria/PMC