No dia Internacional da Mulher a Administração Municipal de Chapecó programou um Dia da Mulher no Shopping, com sessão de cinema, bate-papo e coffe break. Estão convidadas 200 mulheres representantes dos 65 Grupos de Mulheres e/ou Clubes de Mães, que participam do Programa Ação Mulher.
Somente neste programa são atendidas quase duas mil mulheres, de 16 a 59 anos.
“O Programa AÇÃO MULHER tem como objetivos oportunizar, através de grupos em suas comunidades, momentos de convívio social, o fortalecimento de vínculos, ocupação saudável e o despertar de talentos e ou qualificação profissional”, disse a secretária de Assistência Social (SEASC), Elisiani Sanches.
Ela ressaltou que a secretaria tem outras ações voltadas ao público feminino. Ela ressaltou que, das 125 mil pessoas, de 44,8 mil famílias atendidas, 75% são mulheres. Há registros de mulheres com mais de 100 anos que são atendidas pela SEASC.
Elisiani ressaltou que, geralmente quem procura os serviços dos Centros de Referência em Assistência Social, porta de entrada para os serviços da Secretaria de Assistência Social, são as mulheres, representando a família.
Outro serviço oferecido é a Casa Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica “Maria Maria”, inaugurada em junho de 2005. Lá é realizada acolhida da mulher e seus dependentes, proteção, acompanhamento psicossocial, encaminhamentos que se fizerem necessários, articulação com a rede de proteção. Desde a inauguração foram atendidas 829 mulheres. No ano passado foram 126 mulheres e 176 dependentes.
Os Centros de Referência Especializado em Assistência Social já realizaram busca ativa de 300 mulheres e 60 permaneceram em atendimento. No Inovamente são 22 adolescentes atendidas. No acolhimento, foram 179 pessoas.
Além disso muitas mulheres participam dos cursos do Oportuniza Chapecó, com cursos de qualificação para o mercado de trabalho. Estas são algumas das ações da Administração voltadas ao público feminino, não apenas num dia, mas durante o ano inteiro.
Fonte: Assessoria/PMC