segunda-feira , 16 dezembro 2024
Home / Destaque / Sancionada a Lei do Artesanato Chapecoense
Foto: Leandro Schmidt/PMC

Sancionada a Lei do Artesanato Chapecoense

 

Foi sancionada, em evento na manhã desta quarta-feira (30), a Lei do Artesanato Chapecoense (7.613/2022). A legislação tem o objetivo de fomentar o artesanato em Chapecó, incentivar a produção artesanal como atividade de referência cultural, além de gerar oportunidades de negócios e rendas para produtores locais.

A Lei institui o Programa Feito em Chapecó, ação gerida pela Fundação Cultural de Chapecó, que pretende reconhecer e fortalecer a profissão do artesão, identificar os profissionais do artesanato, além de uma série de ações de organização e formação, com o objetivo de potencializar a atividade artesanal em Chapecó.

Segundo Roselaine Vinhas, presidente da Fundação Cultural de Chapecó, o Programa objetiva adequar a atividade artesanal chapecoense ao Plano Nacional de Cultura. “Pretendemos organizar e capacitar grupos de artesãos no município para a elaboração de produtos que serão destinados ao mercado consumidor, com foco no artesanato que resgata as identidades locais. Isso passa por reconhecer e fortalecer a profissão de artesão, organizar os grupos, promover formação. Além disso, instituir o cadastro do artesão para que o profissional possua uma formalização da sua atividade”, declarou.

Simbolicamente, foi realizada a entrega da Carteira Municipal do Artesão para a profissional Eva de Albuquerque Maranhão, que trabalha com artesanato de costura e aplicação. A partir da sanção da Lei, os artesãos já cadastrados começarão a receber as suas Carteiras para o desenvolvimento de suas atividades.

 

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Neste sábado (14) tem Althair & Alexandre na Praça Coronel Bertaso

No sábado (14) mais um show nacional fará parte da programação natalina de Chapecó. A ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.