Duas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti serão realizadas nesta quinta-feira, coordenadas pela Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria de Saúde de Chapecó.
Uma delas é no Cemitério Ecumênico Municipal. A partir das 8h uma equipe da Vigilância, em parceria com o Departamento de Serviços, fará o preenchimento de vasos fixos, com areia. O objetivo é eliminar pontos de água parada, que servem como criadouro de mosquitos. Somente neste ano foram encontrados 20 focos no local, contra 35 de todo o ano passado.
A outra ação é um mutirão, no Bairro Efapi, das 7h30 às 11h30. A ação será concentrada no Loteamento Colatto e arredores da Unochapecó.
Estarão atuando 70 Agentes de Combate a Endemias, com o apoio da Superintendência da Efapi e drone. Elas vão passar de casa em casa, orientando as pessoas, eliminando criadouros, colocando larvicida e verificando caixas de água. O drone vai auxiliar nos pontos de difícil acesso. E o caminhão vai auxiliar no recolhimento de lixo que pode acumular água.
Chapecó já tem 2,4 mil casos positivos em 2022.