Nos dias 19 e 20 de abril, serão aplicadas, em todas as turmas do Ensino Fundamental, a primeira etapa da Avaliação Indica, respectivamente Língua Portuguesa e Matemática. As avaliações fazem parte do Programa Indica – Gestão da Educação, que é uma ferramenta de apoio para avaliar a aprendizagem do estudante e, quando inserido no contexto de planejamento global do currículo, resulta em indicadores para o docente ajustar suas práticas e orientar a melhoria do desempenho dos estudantes.
“A Avaliação Indica é uma ferramenta que nos ajudará a diagnosticar as fragilidades e as necessidades de nossos alunos, nos orientando, apontando caminhos e novas possibilidades, visando um aprendizado mais eficiente e eficaz na vida escolar de nossas crianças, garantindo assim, um ensino de qualidade”, afirmou a professora de Língua Portuguesa. Claudiane, que trabalha na EBM Jardim do Lago. A professora Janair Juceia de Oliveira Trindade, da EBM São Cristóvão, que atua com 5° ano, enfatiza: “A Avaliação Indica é muito importante porque a partir desse diagnóstico nós estaremos melhores preparados para planejar intervenções para que o processo de ensino aprendizagem flua, seja significativo, eficiente e efetivo. O nosso objetivo é de que as nossas crianças saiam da série que estão mais preparadas considerando a defasagem em razão do contexto da pandemia”.
A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, “a Avaliação Indica vai ser o diagnóstico para nós sabermos como a Rede Municipal de Educação está se comportando ao pós-pandemia. Nós tivemos praticamente dois anos em que a criança teve um prejuízo educacional, pedagógico, de relações sociais e socioemocionais. Agora, nós partimos de uma avaliação de todas as crianças para justamente saber se o caminho que estamos tomando neste reinício está correto, se ele precisa ser aprimorado ou se precisamos tomar um rumo diferenciado. A avaliação avalia os profissionais e não apenas o aluno, na verdade, nós avaliaremos toda a Secretaria de Educação Municipal de Educação. Após a avaliação, vamos pensar em projetos, metodologias, formas e maneiras junto com as famílias, as quais têm papel muito importante, junto com os professores, junto com o poder público, junto com nosso prefeito João Rodrigues, comigo e com todas as equipes para que consigamos redirecionar as crianças para recuperar pelo menos uma parte do que foi perdido. A gente sabe que tudo é muito difícil, mas uma parte a gente consegue recuperar e reintroduzir novamente dentro do caminho correto da Educação”.
Fonte PMC