As estruturas dobráveis protegem animais de rua do frio e do calor.
Reaproveitando velhos outdoors, o grupo de voluntários chamado Stand for Strays está construindo pequenos abrigos para animais de rua na Tailândia. A iniciativa visa protegê-los das intempéries.
Ecológico, funcional e acessível. Assim é a estrutura batizada de “Homeless Allot Model”. O painel é fixado com dobradiças na parte superior, mas pode ser aberto na parte inferior para criar uma tenda.
Uma pequena plataforma permite que o cão se mantenha acima do nível do solo, ou seja, em um local seguro, higiênico e seco para dormir.
A ideia é que o abrigo possa fornecer proteção tanto nos momentos de sol intenso como nos períodos chuvosos. Além disso, é um lugar onde pode ser servida comida e água, sem que entre em contato direto com o solo. A estrutura, pensada sobretudo para cachorros, é facilmente higienizada.
Feito inteiramente de materiais reciclados, o abrigo tem como base os três Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar. O modelo dá nova vida para outdoors usados – que do contrário seriam descartados – e ainda cria uma solução viável para ajudar os animais que vagam pelas ruas. Outra vantagem é que por ser plano, branco e fixo em parede, não causa grande impacto visual.
Segundo uma pesquisa de um departamento público tailandês sobre populações de cães, em 2016, 750 mil de um total de 6,7 milhões de cães na Tailândia são de rua. Número que segue crescendo. A estimativa é que apenas em Bangkok, capital do país, existam de 100 mil a 300 mil cães de rua.