sábado , 9 novembro 2024
Home / Geral / Dia Nacional da Filantropia
Assessoria de Imprensa HRO

Dia Nacional da Filantropia

No dia em que se comemora o Dia Nacional da Filantropia, o presidente Diretoria Executiva da Associação Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), Reinaldo Fernandes Lopes, e o presidente do Conselho Delegado de Administração da ALVF, Ingon Luiz Rodrigues, externam seu reconhecimento a todos os que atuam em favor da filantropia: “É um dia para lembrarmos que amar ao próximo e fazer o bem, faz bem, independente do reconhecimento”.

A Diretoria Executiva da ALVF destaca que o dia de hoje, 20 de outubro, é importante para relembrar sobre o propósito de cada instituição filantrópica. O Hospital Regional do Oeste (HRO) é uma das 1.815 instituições hospitalares brasileiras reconhecida como filantrópica, com expertise comprovada estatisticamente.

Para ser enquadrada como filantrópica, uma instituição precisa, além de estar em dia com uma série de documentos, ofertar e comprovar a prestação de 60% dos atendimentos pelo SUS. Cumpridas as exigências, recebe o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, concedido pelo Governo Federal e é, então, reconhecida com entidade filantrópica. No caso do Hospital Regional do Oeste, o volume de atendimentos SUS (internações), somente de janeiro a setembro de 2021, atingiu 89,94%, ou seja, 49,90% a mais que o limite estabelecido.

De acordo com a Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina, que representa o setor filantrópico no Estado, o Dia Nacional da Filantropia foi instituído pela Lei nº 13.925, de 4 de dezembro de 2019, resultado do Projeto de Lei nº 2.117, do Senado Federal. A iniciativa objetiva dar visibilidade à filantropia e à participação do cidadão na sociedade. Em cerca de mil municípios do país, o atendimento hospitalar é feito somente por hospitais filantrópicos, e em Santa Catarina esta realidade não é diferente, onde a rede é responsável por 70% dos atendimentos SUS. Como entidades filantrópicas oficialmente reconhecidas essas instituições usufruem de algumas isenções fiscais com retorno exponencial às comunidades onde estão: para cada R$ 1,00 em isenções elas retornam R$ 6,00 em benefício da sociedade.

A ALVF é a entidade filantrópica que administra o HRO, o Hospital Nossa Senhora da Saúde de Coronel Freitas (HNSS) e o Hospital da Criança Augusta Müller Bohner (HC), e teve a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) renovada por meio da Portaria nº 886, de 24 de julho de 2019, com validade até abril de 2022. É o resultado do empenho da Diretoria Executiva, Conselho Delegado de Administração, gestores e colaboradores das instituições administradas, lideranças comunitárias, empresariais e políticas.

Reinaldo Fernandes Lopes e Ingon Luiz Rodrigues aproveitam as celebrações do Dia Nacional da Filantropia para enfatizar e agradecer o trabalho abnegado de todos os envolvidos na gestão e na operacionalização das atividades diárias dos hospitais da ALVF. A lembrar que a ALVF é dirigida por integrantes de uma Diretoria Executiva, um Conselho Delegado e um Conselho Fiscal, sem quaisquer remuneração, e que representam dezenas de entidades comunitárias, empresas, associações de classe e lideranças comunitárias, constituindo a verdadeira essência da filantropia: fazer o bem, independente de reconhecimento, por amor à vida.

Divulgação/ HRO/ Assessoria de Imprensa

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Prefeitura intensifica a fiscalização de grandes geradores de resíduos

A Prefeitura de Chapecó está intensificando suas ações junto ao comércio, indústria e instituições de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.