A exposição “Pretonagens”, do artista visual “Olharte”, promovida pela Fundação Cultural de Chapecó, terá sua abertura dia 10 de junho de 2022, às 18h, no prédio sede do Museu de História e Arte de Chapecó e Museu Antonio Selistre de Campos. O endereço é na Avenida Getúlio Vargas, 17 N, Centro, Chapecó.
A exposição está dentro de uma proposta do Setor de Artes Visuais, da Gerência de Cultura, Patrimônio e Memória, que pretende dar visibilidade à produção de jovens artistas que atuam no município de Chapecó, fortalecendo os vínculos entre o setor público e a comunidade, bem como, promovendo a área de Artes Visuais.
Olharte, nome artístico de Jean Magnus, tem 25 anos, é natural de Porto Alegre, artista visual negro autodidata. Ele é estudante de Ciências Sociais, pela Universidade Federeal da Fronteira Sul na cidade de Chapecó/SC, e desenvolve seus trabalhos nas linguagens do grafitti e da pintura a óleo.
O evento abre o espaço institucional do Museu para acolher a arte produzida no contexto urbano de Chapecó. A relevância da temática da exposição decorre da trajetória do artista que relaciona o contexto racial da cidade ao seus estudos e envolvimento com movimentos sociais no desenvolvimento de uma produção autoral que retrata personagens negros. O intuito do artista é causar a naturalização, identificação, representatividade e reflexão em relação ao povo preto através da série denominada como “Pretonagens”.
A visitação é gratuita e vai até o dia 9 de julho.
Fonte: Assessoria/PMC