Melhorar as estradas, preservar fontes e ampliar a reservação de água no interior estão entre as prioridades do Secretário de Desenvolvimento Rural de Chapecó, Mauro Zandavalli, que assumiu a pasta nesta semana. Para assumir a pasta ele deixou a Câmara de Vereadores, onde foi substituído por Juscemar Pavão. Esta é a segunda vez que Zandavalli assume a pasta, que já comandou entre 2008 e 2010.
O primeiro ato, na terça-feira, foi reunir os servidores, acompanhado do Prefeito João Rodrigues, onde apresentou quais são as ações que pretende desenvolver. Zandavalli também está fazendo reuniões por departamento para levantar as demandas.
“Neste primeiro momento estamos verificando as necessidades de veículos, equipamentos e pessoal. Já conversei com o prefeito para nós assumirmos a manutenção das estradas do interior, pois a referência para o meio rural é a secretaria de Agricultura. Também vamos reforçar o Programa Água Boa, tornando-o uma política de Estado, com aprovação de lei na Câmara de Vereadores, atuando na preservação de fontes e também na construção de açudes de reservação de água, onde vamos buscar parceria com a Casan, que pode servir para piscicultura e também para abastecimento de água nos períodos de estiagem”, afirmou o secretário.
Nessa proposta de reestruturação o secretário pretende retomar os trabalhos de extensão rural, para ampliar a qualificação e tecnificação dos produtores. O secretário também pretende retomar e ampliar programas como Troca-Troca de sementes e insumos, kit forrageira e horas-máquina.
Zandavalli vai reforçar a equipe e estrutura da Inspeção Municipal, que atende mais de 50 entrepostos, garantindo qualidade e segurança alimentar para a população.
Zandavalli também pretende trabalhar pela ampliação de internet no meio rural, mas pedindo mais prazo para implantação da nota eletrônica, prevista para o próximo ano, visto que não há sinal de internet em muitos pontos do interior.
“Temos muitos desafios na secretaria e por isso temos que fortalecê-la, para melhorar o atendimento. Indiretamente o meio rural contribui com 80% da economia de Chapecó, como a matéria-prima das agroindústrias”, concluiu Zandavalli.
Fonte: Assessoria/PMC