Estudantes do 6° ano da EBM Alécio Alexandre Cella apresentaram recentemente um Júri desportivo simulado, preparado durante as aulas de educação física do Professor Júnior Antonio Marafon. A prática de júri simulado é comum em cursos de Direito com julgamentos não só de pessoas, mas de eventos, fatos ou temas polêmicos. O estímulo a tal prática nas escolas é um ótimo exercício, especialmente pelos debates que gera.
Antes da apresentação para os demais colegas da escola, foi criada uma história de acusação dos réus relacionada a um acontecimento esportivo. Advogados, promotores, escrivães e juízes fizeram parte do enredo. Provas materiais, debates, protestos e prisões deixaram o simulado parecendo uma situação real. A aluna Alice Cristina Martins Scandiel era advogada de defesa, ela relatou que haviam poucas provas, mas foi muito legal pensar em estratégias para defender os réus.
O professor Júnior contou que “a ideia surgiu pelo interesse que os estudantes demonstraram ter pela legislação esportiva, estudo abordado conforme o currículo escolar, e a partir disso pensamos em apresentar um júri. Os alunos tiveram autonomia para criar a história. Eles estavam muito empolgados com o simulado. A atuação deles foi incrível, parecia real”.
“Experiências que fogem do habitual deixam os estudantes mais empolgados. São momentos que agregam valor às vivências, aos diálogos e ao conhecimento”, comentou Astrit Tozzo, Secretária de Educação.
Créditos: Assessoria/PMC Fotos: Diego de Bastiani/SEDUC